5 sites que você precisa consultar antes da sua viagem

4
Capa

Quando planejamos uma viagem, devemos atentar para diversas questões, desde a documentação essencial, formas de melhor otimizar o roteiro e como podemos tirar o melhor proveito de acordo com o orçamento. Pensando nisso, neste artigo serão tratados 5 sites úteis e gratuitos que você precisa consultar antes da sua viagem.

A ideia não é determinar quais são melhores sites, tampouco exaurir o tema, mas sim trazer plataformas interessantes e acessíveis para todos, e que se complementem. O Google Flights, apesar da sua grande utilidade, não será listado, pois já é uma ferramenta mais conhecida. Para quem não o utiliza, fica aqui de início a recomendação deste ótimo buscador de passagens.

Skyscanner – Exigências de entrada

O Skyscanner tem um portal bem completo e didático com as informações e restrições de entradas dos países. É atualizado frequentemente e conta com uma interface muito boa, além de não ter limite no número de consultas.

Outra função bastante interessante da plataforma, além de verificar as restrições país por país, é poder indicar o local de saída e visualizar facilmente no mapa qual o nível das restrições considerando a origem.

Como o assunto é sério e precaução nunca é demais, vale conferir também o site do IATA, apenas atenção que lá o limite é de somente 10 consultas.

Outro site interessante do gênero e que complementa a plataforma do Skyscanner é o TravelDoc. Além da parte que trata das exigências de entrada (que não é atualizado efetivamente como o IATA ou o Skyscanner), constam ainda informações gerais de saúde, vacinas e regulações de aduana.

Wikipedia – Informações sobre vistos para brasileiro

Wikipedia

Apesar de ser uma página do Wikipedia, todas as informações sobre vistos são atualizadas frequentemente e constam com as devidas referências para conferência, se mostrando o site um ótimo guia para auxiliar na montagem do roteiro.

A página traz informações sobre praticamente qualquer país e território, além de ser muito didática e apresentar de forma clara e objetiva se é ou não necessário visto. É possível também verificar qual tipo de documento é possível emitir, o tempo permitido de estadia e ainda observações específicas sobre cada local a ser visitado.

Vale ressaltar que, no caso de dúvidas, a consulta não elimina a necessidade da conferência da página específica da imigração do país de destino, bem como o apresentado no portal consular do Itamaraty (que também indica outras informações pertinentes e complementa o tópico anterior).

FlightConnections – Buscador de voos

FlightConnections

O FlightConnections é um buscador de voos que complementa o Google Flights, uma vez que mostra de forma clara todas as opções a partir de um aeroporto, não existindo necessidade de indicar origem e destino. Acaba possibilitando alternativas interessantes, que possivelmente não seriam descobertas em um buscador comum.

De forma bastante simples é possível observar todos os voos diretos a partir de um aeroporto, sendo que as cores representam a frequência dos voos, restando indicado, inclusive, se é apenas um voo sazonal.

É interessante também para novas ideias com relação à emissão com milhas, pois as buscas acabam permitindo a visualização de rotas não muito conhecidas, e que podem ter mais disponibilidade. A identificação de voos que ocorrem em apenas alguns períodos do ano também se mostra bastante útil.

Vale ressaltar que Google Flights também permite este tipo de busca aberta, mas especificamente para esta função não tem uma interface tão boa quanto a do FlightConnections, tampouco é possível verificar a frequência das rotas com a mesma clareza.

Rome2rio – Descubra como chegar em qualquer destino

Rome2rio

O maior benefício do Rome2rio é ser uma plataforma que reúne diversos tipos de transporte além do aéreo; como ferroviário, rodoviário e hidroviário, integrando todos, inclusive. A partir do resultado da busca, é possível ser redirecionado diretamente para o site da empresa que realiza o transporte.

Apesar desse tipo de informação também ser prestada pelo Google Maps, os resultados são diversos e muitas das vezes o Rome2rio acaba trazendo mais informações, sendo, portanto, ótimo para uso conjunto.

Também é possível indicar endereços exatos e fazer uma rota completa entre dois pontos. Outra vantagem é poder verificar o tempo do transporte, além do custo estimado.

Em alguns locais não aparecem muitas opções de determinado tipo de transporte, mas acaba sendo bastante útil na medida que identifica aquele tipo específico de deslocamento, e se mostra como um norte por facilitar as buscas posteriores, em especial nos casos de ônibus, transporte particular e barcos (que as informações normalmente são mais escassas).

Numbeo – Banco de dados global de preços

Esta ferramenta chamada Numbeo apresenta informações gerais sobre grande parte das cidades do mundo. É muito útil na preparação da viagem, em especial para montar orçamento, já que o custo do transporte, hospedagem e até mesmo passeios são mais fáceis de identificar e prever, mas a alimentação pode acabar surpreendendo em alguns locais, e no site consta de forma bastante detalhada.

Além disso, é possível ter ideia de outras informações, que dependendo do tempo da estadia, acabam se tornando mais relevantes, como custo de vida, violência, qualidade da saúde, poluição e nível do tráfego, dentre diversos outros tipos de dados.

Todos os indicadores podem ser consultados no mapa (e desmembrados detalhadamente), sendo que quanto maior o número, mais caro ou pior (em vermelho); quanto menor o número, mais barato ou melhor (em verde).

Especificamente sobre o custo de restaurantes, seguem alguns exemplos, que permitem comparar as cidades e trazer certa previsibilidade: Jaipur (15.82), Hanói (18.26), Fortaleza (18.77), Bogotá (22.26), Bali (27.74), São Paulo (29.76), Cidade do Cabo (37.60), Praga (38.66), Santiago (45.64), Lisboa (46.14), Sydney (71.29), Paris (85.37) e Nova Iorque (100.00).

O site conta com um grande banco de dados e é alimentado por diversos colaboradores, apresentando informações com precisão satisfatória.

Algumas Palavras

Estas foram algumas das ferramentas que uso no processo de organização das minhas viagens, e que sempre me auxiliam bastante. Como disse, não pretendo exaurir o tema ou apontar uma lista definitiva, mas indicar aplicativos acessíveis que serão úteis se consultados durante o planejamento da viagem.

Comentem se já conheciam ou gostaram das indicações. Qual outro site relevante vocês indicam?