A companhia aérea não está honrando bilhetes Amigo? O que fazer nesses casos?

0

O Henrique S veio com uma informação importante que colheu de leitores de outros blogs: a United não estaria honrando as passagens emitidas pelo Amigo. Aqui vai o comentário dele – a confirmar!

Beatriz, desculpe o off post, mas alerta máximo! Segundo relatos de 2 leitores de outros blogs, a United não está honrando bilhetes emitidos com pontos Amigo Avianca e sugeriu até procurar o Procon. Segundo palavras de um deles, “apesar de aparecer no sistema deles, ela [a reserva] não havia sido “paga” pelo Amigo à United, por isso constava como sendo processada, e que eles não teriam como garantir a viagem sem este pagamento.” O outro leitor afirma que teve o embarque negado no check-in.

Não sei se esta é uma posição unilateral da United que acabou de tomar um calote da Avianca Colombia, como você mesmo noticiou. Este primeiro que teve problema disse que emitiu ano passado pra voar este ano. Tem gente dizendo que emitiu este ano com pontos amigo e já voou sem problema. Vai entender!

Bom, como eu postei ontem, meu voo com a Austrian em abril foi feito com milhas Amigo sem qualquer tipo de problema. E o problema com a Avianca Colômbia deveria repercutir no Lifemiles, e não no Amigo, já que a Avianca Brasil não faz parte da Avianca Holding.

Enfim, eu mesma tenho mais duas emissões via Amigo: uma com a Turkish e outra com a Lufthansa, mas são para 2019. Não vou esquentar minha cabeça com isso agora, mas, em agosto vou confirmar as passagens – caso haja algum problema, terei tempo de resolver isso judicialmente.

Para todos que emitiram passagens Amigo e estão tendo problemas: segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os fornecedores de produtos e serviços na cadeia de consumo são solidariamente responsáveis.

Isso quer dizer que, se você emitiu uma passagem para voar com a Copa, por exemplo, ou com a Air Canada, pouco interessa quem é a emissora (no caso o Amigo/Avianca): a Copa/ Air Canada integra a cadeia de consumo como transportadora de fato, logo não pode se esquivar dessa obrigação.

Logo, a United e as outras companhias Star Alliance que operam no Brasil são obrigadas a honrar os bilhetes emitidos pelo Amigo, cujo código 247 pertence à Avianca Brasil.

É por isso que eu frisei muito em posts passados que os resgates deveriam ser feitos com empresas que têm representação comercial no Brasil. Quem emitiu para voar com a Thai, ANA, EVA, LOT, SAS, Asiana etc tem que contar com a boa vontade dessas transportadoras.

Os passgeiros que têm viagem marcada para os próximos meses, sugiro entrar em contato com a empresa que vai operar o voo, inicialmente no call center, e peçam o email de contato para terem a confirmação por escrito.

Caso haja algum problema, o ideal é procurar um Juizado Especial Cível com pedido de obrigação de fazer – honrar a passagem ou emitir outra para a mesma data e classe de voo, na mesma empresa, caso o bilhete Amigo tenha sido cancelado. Ah, e se os emails forem em inglês, ou outra língua qualquer, eles só têm valor como prova a partir de tradução juramentada, tá? Mesmo em espanhol! #ficaadica

Agora, me digam, alguém está com problemas nesse sentido? Vocês emitiram passagens para voar com empresas que não têm representação no Brasil?

Hit the comments!