AAdvantage cancela centenas de contas nos EUA [atualizado]

32

O AAdvantage, programa de milhas da American Airlines, está promovendo o cancelamento de centenas (ou talvez milhares) de contas de clientes nos EUA.

OBS. Estou atualizando o post com novas informações. Peço desculpas pelas informações iniciais equivocadas.

Entenda o caso

O cancelamento está ocorrendo devido a uma manobra de alguns clientes que abriram diversas contas no AAdvantage para se beneficiarem de um bônus de adesão dos cartões Citi.

O Citi estava oferecendo bônus generosos de adesão nos diversos cartões que possui em seu portfólio via email em uma oferta direcionada. Clientes que não receberam a oferta em seus emails abriam contas em nome de terceiros fictícios ou não. Aí, esses “terceiros” recebiam a oferta de adesão aos cartões com um código individual e intransferível. O esperto pegava os códigos, aderia ao cartão e informava o número da sua conta correta na hora do bônus, conta essa que não tinha direito às milhas bônus pois a promoção era apenas para novos clientes.

Aparentemente, pela leitura de comentários no Flyertalk, essa manobra já está sendo feita há anos e somente agora tomou proporções gigantescas.

Como alguns já perceberam, muitos programas de fidelidade estrangeiros só diferenciam contas em virtude do email cadastrado. Não há qualquer fiscalização quanto ao número de registro/identidade que a pessoa tenha nos órgãos oficiais do seu país.

Aqui no Brasil, os programas já estão programados para identificar o CPF, que é um número único. Então, é impossível abrir mais de uma conta no mesmo programa usando o mesmo CPF.

As medidas que o AAdvantage está tomando

Entretanto, o que está causando a comoção não é somente o cancelamento das contas. Muita gente usou as milhas bônus que ganharam com a adesão ao cartão e emitiu passagens aéreas com elas.

O AAdvantage, além de cancelar as contas e confiscar todas as milhas (acumuladas via cartão e por outros meios) também está cancelando as passagens emitidas com as milhas e ainda não utilizadas pelos clientes, potencialmente arruinando os planos de Natal, Ano Novo, férias etc de muita gente!

Essa questão do fechamento das contas foi inicialmente abordada no Flyertalk no início de dezembro. Mas à medida que mais e mais contas foram sendo fechadas e as milhas confiscadas, o assunto começou a ganhar tração no fórum do AAdvantage no Flyertalk.

Enfim, o assunto está dando o que falar já está sendo preparada uma matéria em um grande canal de mídia convencional, com base nas informações que o JonNYC – um grande conhecedor da AA e do AAdvantage – está fornecendo.

O AAdvantage pode fazer isso?

De acordo com a legislação americana, o contrato firmado entre o AAdvantage e o consumidor é soberano. E se lá tem uma cláusula (e tem) afirmando que o programa tem o direito de fechar a conta, confiscar milhas, cancelar passagens em caso de abuso, o AAdvantage está coberto.

Para quem se interessar em saber mais sobre o assunto, deixo o link do Flyertalk (clique aqui para acessar).