Afinal, o Iti e outras carteiras digitais irão pontuar ou não nos cartões do Itaú?

15
Afinal, o Iti e outras carteiras digitais vão pontuar ou não nos cartões do Itaú?

Esse assunto já está exaustivo, mas a cada dia temos uma novidade. Afinal, o Iti e outras carteiras digitais irão pontuar ou não nos cartões do Itaú?

Em 11 de novembro, nós publicamos que os pagamentos pelo Iti e outras carteiras digitais deixariam de pontuar nos cartões do Itaú. O comunicado oficial do Itaú, enviado por e-mail aos clientes, restringia todas as carteiras digitais, conforme se vê abaixo:

Caro cliente,

Informamos que a partir do dia 27/11/2020 será realizada uma alteração no regulamento do seu programa de pontos.

Todas as transações feitas com cartão de crédito cadastrados em carteiras de pagamento não acumularão mais pontos no seu programa.

Os pagamentos realizados com cartões de crédito cadastrados nas carteiras digitais (Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay e PayPal) e por aproximação continuam pontuando normalmente.

O novo regulamento estará disponível no site a partir do dia 27/11/2020.

No dia seguinte, conforme publicamos aqui, a assessoria de imprensa do banco entrou em contato conosco e se posicionou (voltou atrás) sobre o fim do acúmulo de pontos por meio das carteiras digitais, tendo inclusive disparado novo e-mail para toda a base de clientes, nos seguintes termos:

A fim de desestimular o uso indevido de cartões de crédito e evitar riscos ao ecossistema financeiro, os programas de fidelidade vinculados a todos os produtos do Itaú Unibanco deixarão de acumular pontos originados por transações via carteiras de pagamentos que desrespeitem regras estabelecidas pelas bandeiras de cartões e/ou normas das autoridades que regulam esse mercado.

A medida terá validade a partir de 27 de novembro de 2020 e será aplicada, neste momento e em função de tais critérios, às carteiras RecargaPay e PicPay.

Vale ressaltar que os pagamentos realizados com carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay, PayPal, Samsung Pay e carteiras vinculadas a sites e aplicativos de comércio eletrônico, como, por exemplo, Ame Digital, Magalu Pay, Mercado Pago, Rappi e iFood, entre outras, continuarão pontuando normalmente.

As compras realizadas por qualquer carteira digital continuarão sendo consideradas nas metas de gastos para a isenção de anuidade dos cartões com essa possibilidade.

Atualizações sobre o assunto serão comunicadas previamente aos clientes.

Entretanto, não param de aparecer relatos dos nossos leitores, de que os pontos referentes aos pagamentos feitos pelo aplicativo Iti (e até mesmo em compras regulares, no caso do cartão Pão de Açúcar), não estão sendo pontuados corretamente.

Isso tem gerado enorme dor de cabeça aos clientes do banco, conforme publicamos aqui no último dia 28, que precisam valer-se dos mecanismos de reclamações como Consumidor.gov e Reclame Aqui, para fazerem valer os seus direitos aos pontos, mês após mês.

Além disso, na última semana de dezembro, o Banco Itaú comunicou os seus clientes de que o Programa Sempre Presente será descontinuado e todos os cartões a ele vinculados passarão a pontuar diretamente no iupp, conforme publicamos aqui, nos seguintes termos:

2021 está chegando, e queremos compartilhar uma primeira novidade com você: a partir de 23/01/2021, o seu cartão de crédito, que hoje acumula pontos no Sempre Presente, passará a juntar pontos diretamente no iupp sempre que você pagar a fatura, mantendo as mesmas regras de conversão de pontos. Uma mudança para melhorar aquilo que já era bom.

Assim que concluirmos as evoluções que desejamos na plataforma iupp, enviaremos um novo comunicado para avisar sobre a data de desativação do Sempre Presente. E todos os clientes acumularão pontos diretamente no iupp.

Finalmente, ao consultar o regulamento do programa iupp, constatamos a seguinte regra constante do item 3, “f”:

Não acumulam pontos os valores pagos a maior, bem como os valores lançados na fatura a título de encargos, tarifas, ressarcimento de despesas, prêmios de seguros, títulos de capitalização, bem como relativos a serviços vinculados ao cartão, tais como retirada de recursos, pagamento de contas simples, despesas realizadas com os valores carregados em moeda estrangeira no seu cartão. Transferências de valores e pagamentos realizados com o seu cartão através de carteiras digitais mantenedoras de contas de pagamento também não acumularão pontos.

Algumas Palavras

Pois bem, diante dessa “bagunça” praticada pelo Itaú, podemos concluir que a área de TI deles não está alinhada com a de comunicação. Aparentemente já estão implementando a mudança sistêmica gradativamente e o anúncio feito pela área de comunicação foi “atropelado”.

Fato é que com a migração para o iupp, os cartões de crédito vinculados ao Sempre Presente, por força do novo regulamento, deixarão de pontuar em todas as carteiras digitais mantenedoras de contas de pagamento.

Resta saber o por que da comunicação anterior da alteração ocorrida em 27/11 se em 23/01 os cartões de crédito vinculados ao Sempre Presente deixarão de pontuar automaticamente nas carteiras digitais, com a migração para o iupp.

Só podemos concluir que seja para “cobrir” todos os cartões emitidos pelo banco e que não serão migrados para o iupp, como é o caso do cartão Pão de Açúcar, dos co-branded Azul e Latam Pass, Ipiranga, entre outros.

E vocês, concordam com o meu ponto de vista? O que acharam disso tudo? Afinal, o Iti e outras carteiras digitais irão pontuar ou não nos cartões do Itaú?