Alaska Airlines planeja entrar para a Oneworld e aprofunda parceria com a American

14

A Alaska Airlines acaba de apresentar duas novidades. A primeira é que está planejando entrar para a Oneworld e a segunda é que terá uma aliança específica com a American Airlines na costa oeste americana.

A Alaska Airlines tem sede em Seattle, estado de Washington, no noroeste americano.

A Alaska na Oneworld

A Alaska vai postular sua entrada na Oneworld e pretende que essa seja oficializada até o verão de 2021 – verão no hemisfério norte. Com a parceria mais aprofundada com a American Airlines, a ideia é estabelecer Los Angeles e Seattle como hubs para a Ásia na costa oeste americana.

Novas Rotas a Partir de Seattle

O anúncio de hoje também contemplou duas novas rotas da American Airlines a partir de Seattle. A primeira vai ligar a costa oeste americana a Bangalore, na Índia. É o primeiro destino da American no país e o início das operações será em outubro desse ano.

A segunda rota será para Londres, a partir de março de 2021.

A Aliança entre a Alaska e a American

Timeline Parceria Alaska e American
Timeline Parceria Alaska e American

A aliança entre a Alaska e a American vai possibilitar que os passageiros possam se beneficiar do acúmulo de milhas nos respectivos programas de fidelidade em breve (primavera do hemisfério norte/2020). Assim, clientes AAdvantage poderão ganhar milhas voando na Alaska, e clientes do Mileage Plan podem acumular milhas voando American.

Algumas Palavras

Essa é uma ótima notícia para os passageiros que elegeram a Oneworld como sua aliança de preferência. Apesar de não voar fora da América do Norte, a empresa de Seattle tem excelente capilaridade na Costa Oeste. Ela será a segunda companhia aérea norte-americana a integrar a aliança, caso tudo ocorra como previsto.

Quem não estiver contente com o AAdvantage, poderá migrar para o Mileage Plan em 2021. A propósito, ele é um programa que ainda não exige qualquer contrapartida financeira para conseguir status e ainda mantém milhas voadas como milhas resgatáveis e qualificáveis.

Eu já havia escrito um post sobre o programa Mileage Plan da Alaska. Ele está defasado quanto às parceiras, mas as linhas gerais permanecem as mesmas. Quem tiver interesse, pode clicar aqui para conhecer um pouco do programa.

OBS. Palmas para a bola de cristal do Gary Leff que, em novembro de 2018, previu a entrada da Royal Air Maroc e da Alaska na Oneworld e que eu noticiei aqui (clique aqui para ler)