American irá retomar a rota diária entre o Rio e Nova York

5
American irá retomar a rota diária entre o Rio e Nova York

A American Airlines irá retomar a rota diária entre o Rio de Janeiro e Nova York a partir de 16 de dezembro de 2021.

A American e a JetBlue lançaram uma nova parceria e, como parte dessa, a American planeja lançar vários novos voos internacionais de longo curso saindo do JFK em Nova York. Os dois primeiros destinos anunciados foram Atenas e Tel Aviv, mas recentemente a American abriu reservas para o Rio de Janeiro.

A rota será operada por um Boeing 777-200ER com a seguinte programação:

  • AA2842 – Nova York para o Rio de Janeiro com partida às 14h59 e chegada às 2h59
  • AA974 – Rio de Janeiro para Nova York com partida às 00h01 e chegada às 8h

O vôo de aproximadamente 4.800 milhas é feito em aproximadamente 10 horas em cada direção. Esse será o terceiro destino de longo curso da American para a América do Sul partindo do JFK (depois de Buenos Aires e São Paulo), e também representa uma retomada do serviço, já que a American operava essa rota no passado.

Horários dos voos

O horário do voo de volta do JFK para o GIG é estranho. O voo parte por volta das 3 da tarde e pousa por volta das 3 da manhã no Galeão, portanto não se trata nem de um voo noturno nem de um voo diurno.

Dessa forma, o viajante não terá o benefício de um voo diurno, principalmente dormir no hotel ou em casa na chegada, nem o benefício de um voo noturno, que permite descansar (especialmente voando em cabine superior) e aproveitar o dia da chegada.

Não dá para entender a estratégia da American nesse ponto. Faria mais sentido se a American estivesse operando um voo diurno no sentido contrário, mas não, o voo para Nova York é noturno.

Além disso, não se trata de troca de aeronave no Rio de Janeiro, já que o único voo da American para o Galeão parte de Miami e o horário não é complementar. Portanto, trata-se de péssima utilização da aeronave, que ficará 21 horas em solo no Rio de Janeiro.

Algumas explicações possíveis

  • A American decidiu que esse seria o horário de partida ideal em termos de conectividade a partir do JFK
  • A American acha que os clientes preferem um voo quase diurno que desembarque às 3h (de onde você provavelmente chegaria ao hotel ou em casa por volta das 5h)
  • Algum benefício relacionado a carga para pousar a essa hora
  • Apenas um erro

Algumas Palavras

A retomada  da rota diária entre Nova York e o Rio de Janeiro pela American Airlines a partir de dezembro de 2021 é uma ótima notícia. Essa é a terceira rota nova ou retomada de longa distância a partir de Nova York desde que a parceria com a JetBlue foi anunciada.

No entanto, o horário do voo de Nova York para o Rio de Janeiro é péssimo. Talvez seja ajustado (ou corrigido).

O que vocês acham? Alguma explicação para esse horário?

Maxmilhas