Análise do Clube LATAM Pass 2019

0

O Clube LATAM Pass é o segundo dos clubes que vamos analisar. Ele tem sofrido modificações ao longo dos anos que retiraram boa parte de seu valor.

Mensalidade

A mensalidade do Clube é um dos únicos elementos se mantiveram inalterados desde janeiro de 2018, quando ainda era chamado de Clube Multiplus.

Mensalidades Clube LATAM Pass
Mensalidades Clube LATAM Pass

Os pontos acumulados por meio do Clube não rendem pontos qualificáveis para status, ao contrário do que permitem o Clube Smiles e o Clube TudoAzul.

Pontos Extras

São concedidos aos participantes pontos extras sobre os pontos acumulados nos parceiros do LATAM Pass, em percentuais diferentes de acordo com o plano contratado. Mas há um teto mensal de pontos extras acumuláveis.

Percentuais de Pontos Extras
Percentuais de Pontos Extras

Entretanto, nem todos os acúmulos dão direito aos pontos extras. Não são concedidos pontos extras em voos ou nos KMs de Vantagens. Os cartões Itau LATAM Pass têm uma série de benefícios, mas como esse post trata apenas do Clube, não vamos falar sobre eles aqui.

Mas é interessante notar que o teto mensal é renovado de acordo com a data de adesão ao plano, e não de acordo com o mês civil (janeiro, fevereiro, etc.).

Assim, o limite de pontos não é cumulativo e tem a vigência de acordo com a data de pagamento da mensalidade do plano contratado, sendo que a cada novo pagamento o limite é renovado. Por exemplo, se a data escolhida para pagamento da mensalidade do plano é dia 05, o limite será renovado todo dia 05 após a confirmação da cobrança.

Na alteração da data de vencimento da mensalidade, o limite de pontos extras será renovado somente mediante o novo pagamento.

Benefícios

O Clube LATAM Pass oferece alguns benefícios para seus clientes.

Validade dos Pontos

A validade dos pontos depende do Clube assinado. Os pontos dos membros do Clube 1.000 têm validade de 36 meses. Em contrapartida, os pontos acumulados nos Clubes 5.000 e 10.000 não expiram.

No cancelamento do plano Clube 1.000 os pontos acumulados durante o período que o Plano estava vigente terão o vencimento considerando o período restante para completar os 36 (trinta e seis) meses. No cancelamento dos planos Clube 5.000 e Clube 10.000 todos os pontos passarão a ter validade de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data do cancelamento.

Status

Os clientes do Clube 5.000 e 10.000 recebem status Gold, equivalente ao status Ruby na Oneworld. Os benefícios do status Gold são os seguintes:

  • coupons de upgrade de cabine cortesia (2 coupons)
  • check-in preferencial; na Oneworld, o cliente pode fazer o check-in na área dedicada à classe executiva;
  • bagagem despachada adicional em voos domésticos da LATAM.

Acesso aos Lounges da LATAM

Os clientes do Clube 10.000 têm direito a 5 acessos anuais aos lounges da LATAM disponníveis nos aeroportos internacionais de Guarulhos, Bogotá, Buenos Aires, Santiago e Miami.

Entretanto, para usufruir desse benefício, esses clientes também devem ser titulares dos Cartões LATAM Pass Itaucard nas categorias Platinum e Black e Visa Infinite ativos (ativos com transação de crédito), com bilhete aéreo emitido para o respectivo dia pela LATAM Airlines ou companhias Oneworld.

Para acesso ao lounge, o Cliente deverá apresentar a confirmação de acesso à sala, juntamente ao cartão de embarque

Fatores que Afetam os Benefícios

Quando o então Clube Multiplus foi reformulado em janeiro de 2018, ele tinha algumas características que não mais subsistem:

  • Não havia teto mensal de pontos extras.
  • Todas as transferências de parceiras comerciais e financeiras qualificavam para o envio de pontos extras.

Desde então, o KM de Vantagens deixou de ser relevante: somente aquele lote especial anual único tem alguma vantagem, já que a transferência não permite mais o acúmulo de pontos extras.

O limite mensal de pontos extras também é um fator que desestimula a adesão ao Clube. Se bem que, quando há uma promoção com as parceiras, há pessoas que assinam o Clube 10.000, fazem a transferência ou compram os produtos e, no dia seguinte, cancelam a assinatura. E recomeçam o ciclo imediatamente … Brasileiro tem mesmo que ser estudado pela NASA …

Uma outra tendência que tem afetado bastante a recomendação de adesão ao Clube, em qualquer dos planos, é que, atualmente, ser membro do Clube não dá nenhuma vantagem na hora das promoções.

Ao contrário do Clube Livelo, por exemplo, que oferece uma maior pontuação ou percentual de acúmulo nas transferências para os membros do seu clube, o LATAM Pass tem ignorado essa base de clientes.

Nas últimas promoções (cartão da Caixa e Livelo), o critério adotado foi o status no programa LATAM Pass, sem qualquer menção aos membros do Clube.

Por um lado, é salutar que se retorne às raízes da fidelização, por outro, delega o Clube LATAM Pass à irrelevância.

Qual é a melhor estratégia?

No atual momento, parece que o LATAM Pass está em um movimento de valorização da fidelização. Isso é ótimo para aqueles passageiros que elegem a companhia para voar e andavam esquecidos por ela.

Há de se ressaltar, no entanto, que diante da exigência de um alto patamar de gastos mínimos para se ter status com a LATAM, a empresa corre o risco de desprivilegiar ambos os tipos de clientes: os que voam, e os que só querem acumular pontos via parceiras para o resgate de passagens.

Ou seja, atualmente, a recomendação é assinar o clube somente no dia do lançamento de uma promoção em que ser membro dê alguma vantagem.

Uma outra possibilidade tem que ser analisada na ponta do lápis e vai variar caso a caso: como agora a LATAM está cobrando altos valores pela bagagem despachada, pode ser que, em virtude de uma viagem qualquer seja interessante assinar o Clube 5.000 que dará a gratuidade de uma mala por R$ 179,00 em todos os trechos da viagem de ida e volta. Depois, cancela-se o Clube. Mas, repito, essa conta tem que ser feita na ponta do lápis.

Fora isso, não há razão para assinar um clube que não propicia benefícios suficientes para a adesão.

Agora, como as mudanças em programas de milhas brasileiros são bem frequentes, não me espantaria ter um Clube LATAM Pass reformulado em breve …