Aprendendo a utilizar a ferramenta ITA Matrix

14
Aprendendo a utilizar a ferramenta ITA Matrix

Hoje falarei sobre uma das ferramentas grátis mais avançadas e úteis disponíveis na internet para pesquisa de preços de passagens aéreas, a GDS ITA Matrix da empresa ITA Software.

ITA Software

ITA Software é uma empresa fundada por alguns cientistas do conceituado MIT, nos Estados Unidos em meados dos anos noventa com o desafio de otimizar a busca por passagens aéreas trazendo preços baixos sem utilização de computadores caros robustos.

A sua ferramenta, chamada QPX, revolucionou o mercado de passagem aéreas trazendo preços baixos e facilitando sua compra. Teve como seu primeiro cliente, em 2001, o site de consulta de passagens Orbitz.

Em abril de 2011 o Google comprou a empresa e logo em seguida lançou o Google Flight Search (veja nosso tutorial de como usá-la clicando aqui), ferramenta extremamente útil que será abordada em outro artigo. Hoje em dia a empresa continua sendo utilizada por diversas agências e sites especializados em viagens.

Note que o serviço não vende passagens aéreas, apenas permite realizar buscas por itinerários e preços.

Pesquisando voos na ITA Matrix

Após esta breve introdução sobre o serviço, mostrarei como realizar buscas básicas e avançadas e, para não deixar o artigo muito extenso, o dividirei em três etapas:

  • Aprendendo a utilizar a ferramenta ITA Matrix
  • Codificação e comandos avançados na ferramenta ITA Matrix
  • Comprando passagens do ITA Matrix com um agente de viagens

ITA Matrix – Tela Inicial

Ao acessar o site com a ferramenta Matrix, nos deparamos primeiramente com a Tela 1 abaixo. Nela podemos ver três abas superiores onde cada uma indica o tipo de pesquisa que deseja-se realizar:

  • Round Trip = Ida e volta
  • One-Way = Apenas ida
  • Multi-City = Diversos trechos.

No caso da figura, pode-se ver que selecionei Ida e volta.

ITA Matrix – Tela 1

Na imagem onde está apontado o número 1, deve-se preencher a cidade de saída e destino (no exemplo, saída de São Paulo e chegada em Lisboa).

No número 2 você deverá preencher a data da ida e volta (fixa) ou então selecione “See calendar of lowest fares” para mostrar os vôos mais baratos próximos à determinada data. No caso da segunda opção, “Length of Stay” significa quanto tempo você poderá desfrutar da viagem (a ferramenta limita a X+7 dias, no máximo, para a pesquisa).

No caso, utilizei 7-14, na data 09 de outubro 2020 (está invertido na imagem pois é a notação americana para data) significando que pode-se pesquisar os melhores preços de passagens próximas a esta data com estadia entre 7 e 14 dias no destino final.

No número 3 selecione tipo de tarifa aérea, número máximo de paradas (conexões) e se aceita troca de aeroportos na mesma cidade (igual acontece com Guarulhos e Congonhas ou Aeroparque e Ezeiza, na Argentina). Eu sugiro deixar como está pois quanto mais limitada você deixar as condições, mais difícil será encontrar uma boa tarifa.

Por fim, no número 4 você deverá colocar a moeda que deseja visualizar os preços e a cidade onde comprará a passagem. Caso deixe em branco, ele automaticamente preencherá baseado em sua localização (IP do computador). Isto é útil pois algumas empresas possuem passagens mais baratas para compras através de determinados países/regiões.

ITA Matrix – Selecionando os melhores preços

Nas tela 2 que segue é possível visualizar uma lista com as passagens mais em conta disponíveis.

Opções de preços – Tela 2

Neste caso, selecionei a saída no dia 28 de outubro de 2020 e retorno dia 11 de novembro de 2020.

Aprendendo a utilizar a ferramenta ITA Matrix
Opções de voos – Tela 3

Na tela 3 vemos as opções de voos e a opção mais barata é com a Royal Air Maroc, resultando em uma passagem no total de R$2.570.

ITA Matrix – Compra da Passagem

Feito isso, vamos procurar o mesmo trecho em um site de passagens aéreas conhecido como por exemplo o SubmarinoViagens (poderia ser ViajaNet, Decolar, etc). Ao pesquisar, temos a Tela 4 como resultado.

Resultado da busca no Submarino Viagens – Tela 4

O melhor valor encontrado no Submarino Viagens basicamente coincide com o resultado achado na ITA. Está apenas alguns reais mais caro.

Note que nesse caso a pesquisa já foi feita em reais para facilitar a comparação em nosso exemplo. No entanto, se você busca voos internacionais que não passem pelo Brasil, a sugestão é sempre procurar em dólares.

Algumas Palavras

Neste exemplo eu quis mostrar apenas o poder da ferramenta Matrix para uma simples pesquisa em busca do menor preço. No segundo artigo você poderá conferir técnicas um pouco mais avançadas para utilizar ao máximo os recursos que a ferramenta Matrix oferece.

Já no último artigo mostrarei como conseguir emitir passagens encontradas no sistema Matrix que não são localizadas nos sites das companhias aéreas e agentes de viagens.

Nota: Esse tutorial foi inicialmente publicado em 2015 e nós o atualizamos para deixar o conteúdo alinhado com as evoluções da ITA Matrix.

Para Saber Mais