Assinado o joint venture Latam e Delta – O que significa isso?

0
CADE aprova acordo comercial entre Latam e Delta Airlines

Recentemente foi assinado o joint venture entre a Latam e a Delta Airlines que, após as aprovações regulatórias necessárias, combinará as malhas aéreas das companhias entre as Américas do Norte e do Sul.

Confira abaixo o que disse o CEO do Grupo Latam, algumas ações conjuntas já implementadas por ambas as empresas e por fim, uma breve discussão do que significa na prática o acordo de joint venture assinado.

Enquanto continuamos focados em operar durante a crise da COVID-19, protegendo a segurança e o bem-estar dos nossos passageiros e funcionários, também precisamos olhar para o futuro para garantir a melhor experiência possível ao cliente e apoiar a sustentabilidade a longo prazo do grupo.

Nossa aliança estratégica bilateral com a Delta continua sendo uma prioridade e acreditamos firmemente que ainda vamos oferecer aos clientes a melhor experiência de viagem e conectividade nas Américas.” afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.

Desde setembro de 2019, a Delta e a LATAM alcançaram os seguintes resultados:

Acordos de Codeshare

A Delta e as filiais da LATAM no Peru, Equador, Colômbia e Brasil assinaram um acordo de codeshare que permite aos clientes adquirir passagens e acessar destinos de suas respectivas malhas aéreas.

Benefícios para Passageiros Frequentes

Os clientes Delta SkyMiles podem acumular e utilizar as suas milhas em voos da LATAM, enquanto os clientes LATAM Pass podem acumular e utilizar as suas milhas em voos da Delta em suas respectivas malhas aéreas.

Conexões nos Principais Aeroportos

Os clientes podem se conectar facilmente entre os voos da Delta e da LATAM nos principais aeroportos operados pelas companhias.

Acesso Recíproco nos Lounges

Clientes elegíveis da LATAM podem acessar o Delta Sky Club em Nova York (JFK) e clientes elegíveis da Delta podem acessar o lounge da LATAM em Bogotá (BOG).

Mas o que Significa o Joint Venture

O joint venture assinado entre as duas empresas é o passo final na consolidação da parceria. Com este joint venture, Latam e Delta poderão compartilhar custos e lucros das operações dos voos

Isso permitirá também que as empresas adotem uma política comum na venda de passagens. Ou seja, será indiferente comprar um bilhete na Latam ou Delta para viajar entre São Paulo e Nova York, pois o preço será tecnicamente o mesmo.

Além disso, o joint venture permitirá que as empresas combinem suas malhas aéreas. Poderão, por exemplo, decidir qual empresas operará cada destino e também melhorar o horário dos voos de tal forma a evitar partidas muito próximas uma das outras para um mesmo destino.

Algumas Palavras

Espero que com a assinatura do joint venture, que diga-se de passagem ainda precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórias, Latam e Delta possam efetivamente oferecer um serviço completo aos clientes.

E por último, vamos ver como será a política de preço das duas empresas quando tudo estiver sacramentado. Eu espero que a American Airlines siga firme e forte fazendo concorrência cerrada às duas! Do contrário, sofreremos….

Para Saber Mais

Neste link você pode ler o press release do joint venture da Latam e Delta.