Atualização da Frota TAP

0

Em março de 2018, o Raul Melhado, leitor do Milhas & Destinos, publicou um post detalhando, à época, os retrofits e “sucatões” da frota da TAP (clique aqui para relembrar o post do Raul). Desde então, muita coisa mudou – para melhor – em termos de qualidade do hard product e o leitor Felipe nos brindou com informações atualizadas sobre a frota da empresa portuguesa. Vamos ao que ele disse em um comentário:

Gostaria de atualizar alguns pontos aqui, pois em um ano bastante coisa mudou na frota da TAP. E pra melhor.
Está havendo uma considerável renovação na frota da empresa.

Segue lista de aeronaves retiradas e acrescentadas até hoje, 30/07/2019:

Saíram os sucatões CS-TOE, CS-TOH, CS-TOI e CS-TOJ.
Saíram também os A330-300 ex-Singapore: CS-TOU, CS-TO, CS-TOW, CS-TOX.

Mantêm-se na frota os sucatões CS-TOF, CS-TOG e CS-TOK, além dos 7 retrofitados e dos 4 A340-300.

A novidade são os A330-900 (NEO). A empresa já tem 12, sendo que um foi recebido mas ainda está passando pelas certificações finais antes de entrar em serviço de passageiros. Segue os prefixos: CS-TUA, CS-TUB, CS-TUC, CS-TUD, CS-TUE, CS-TUF, CS-TUG, CS-TUH, CS-TUI, CS-TUJ, CS-TUK (Este ainda fora de operação) e CS-TUL.

A TAP ainda está recebendo alguns A321-LR. São aviões de corredor único (Narrow Body) porém com configuração de voo internacional com 171 lugares (16 de executiva e 155 em econômica). Esses aviões contam com tela de entretenimento individual, assim como os Wide Bodys. Eles farão voos transatlânticos, inclusive no Brasil (a começar por Belém). Atualmente ela conta com duas aeronaves deste tipo, de matrículas CS-TXA e Cs-TXB. Vão receber mais 3. Deverão fazer rotas para o Norte e Nordeste brasileiro, rotas para costa leste da América do Norte, rotas de médio curso para África e as mais longas na Europa.

De resto, a cia continua com as mesmas aeronaves para transporte em Portugal e no resto da Europa.

À época, lembramos como saber qual aeronave vai fazer o seu voo – mas a TAP, infelizmente, ainda não é estável nesse quesito. As mudanças têm acontecido com 24 hrs de antecedência. Mas a tendência é que as alterações sejam menos frequentes e com consequências menos drásticas – impossível comparar a experiência de um sucatão com o A330neo ou um A330 retrofitado – à medida que a frota vai sendo renovada.

Como saber qual avião fará o seu vôo

Basta usar o aplicativo ou site do Flightradar24. Lá, você digita o número do seu vôo (por exemplo, TP88) e em seguida aparecerá o prefixo da aeronave programada para aquele dia. Geralmente conseguimos ver o avião programado com até 48 horas de antecedência. Em alguns casos, somente no dia do vôo que aparecerá a aeronave a voar. Em geral, só quando há um problema no avião que estava escalado para aquele vôo que há uma troca de prefixo.

Agradeço demais ao Felipe pelo comentário com as informações atualizadíssimas!