Balbúrdia! TudoAzul estorna pontos creditados!

0

Balbúrdia é a única palavra que descreve o que o TudoAzul está fazendo com a última promoção de transferência bonificada da Livelo. A promoção em si foi ótima: até 110% de bônus na transferência – fora aqueles adicionais para quem é membro Clube TudoAzul há um x tempo.

Os pontos Livelo foram corretamente creditados. O problema é o bônus do TudoAzul. Ontem choveram relatos de pessoas que até agora não viram o bônus cair na conta, inclusive essa que vos escreve.

Mas o pior ainda estava por vir: depois do post, publicado no final da tarde, surgiram relatos de pessoas cujos pontos bônus tinha sido corretamente creditados na conta e foram estornados do nada. E os leitores da nossa comunidade foram excepcionalmente ativos: publicaram os prints dos estornos, que reproduzo abaixo:

Detalhe: o leitor informa que o estorno foi feito com data retroativa!

Além disso, ainda teve gente que o TudoAzul recusou o crédito, mesmo com o cliente comprovando com print.

Esses não foram os únicos casos – basta dar uma olhada nos comentários do post de ontem (clique aqui para ler).

Sugestão para as empresas de fidelidade em geral: adotem um sistema de compliance para as promoções.

Digo e repito: hoje em dia os consumidores já estão conscientes de todas as dificuldades que as empresas impõem na hora de conceder benefícios promocionais – ou até mesmo quando não há promoção alguma.

As pessoas fotografam, filmam, fazem um print screen de cada etapa da transação. Resumindo: os consumidores hoje sabem fazer prova de seus direitos. Principalmente quem lê o Milhas e Destinos … 😉

Esse tipo de comportamento leva a duas consequências:

  • marketing negativo da empresa;
  • judicialização das demandas.

E vejam bem: há um efeito psicológico quando um consumidor percebe que o problema não é um erro eventual, mas um comportamento reiterado da empresa. E esse efeito significa danos, e danos significam indenizações.

Compliance pra ontem, TudoAzul: para o bem da empresa e para o bem dos consumidores.