Brasileiros jogam no lixo mais de 43 bilhões de milhas em 2019

7
Brasileiros jogam no lixo mais de 43 bilhões de milhas em 2019

Segundo uma matéria publicada pela CNN Brasil, os brasileiros bateram recorde no acúmulo de milhas através dos seus cartões de crédito em 2019. Um relatório do Banco Central indica que nós acumulamos mais de 235 bilhões de pontos ao longo do ano, ou seja, mais de 10 mil por brasileiro!

Porém, junto com a boa notícia vem uma má notícia. Ao mesmo tempo que batemos nosso recorde no acúmulo de pontos, o número de milhas expiradas também subiu 39% em relação ao ano anterior. 43.6 bilhões de milhas viraram pó e isso é o mesmo que dinheiro indo para o lixo.

O crescimento no acúmulo de milhas é totalmente compreensível, pois nunca foi tão fácil juntar pontos em compras do dia-a-dia. Com um pouco de conhecimento e planejamento familiar, quase todas as despesas da casa podem ser convertidas em pontos. E isto inclui até o pagamento dos boletos de condomínio, contas e, obviamente, as compras de supermercado.

Mas tão importante quanto saber acumular, é saber usar as milhas. E aqui o planejamento entra em cena novamente. É preciso planejar bem para maximizar o uso dos pontos e, acima de tudo, não deixar que eles expirem.

A matéria mostra também um dado interessante. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) existem hoje mais de 150 milhões de brasileiros cadastrados em algum tipo de programa de pontos.

Apesar de focar nos pontos vencidos, a matéria dá uma dimensão do tamanho do mercado e explica o sucesso da Livelo e Smiles, dentre outros.

Provável Pior Cenário em 2021

Levando-se em consideração a situação pela qual estamos passando com a covid-19, acredito que os números de 2021 venham a ser piores nas duas frentes. Por um lado, penso que não superaremos a marca das 235 bilhões de milhas acumuladas e, ao mesmo tempo, o número de milhas expiradas deverá aumentar.

Com a falta de perspectiva para se poder voltar a viajar, muitos acabam perdendo o estímulo para acumular pontos e, ao mesmo tempo, deixam vencer aqueles que já estavam garantidos.

Para finalizar, esse povo deveria ler o Pontos e Viagens!

Para Saber Mais

Neste link você acessa a matéria no site da CNN Brasil.

Maxmilhas