Cancelamento de passagens devido ao covid-19 e as empresas aéreas internacionais – Parte 2

8
Cancelamento de passagens devido ao covid-19 e as empresas aéreas internacionais - Parte 2
Aeroporto de Dubai

Dando continuidade à serie de posts de como as empresas aéreas estrangeiras estão administrando o cancelamento de passagens devido ao covid-19, neste post eu falo sobre as empresas da África e do Oriente Médio.

Note que aqui temos apenas um resumo e as informações detalhadas e mais atualizadas estarão disponíveis sempre no site de cada empresa.

Ethiopian Airlines

Os passageiros cuja data da viagem ocorre entre 01 de março e 30 de junho de 2020 e os bilhetes emitidos até 31 de maio de 2020 estão qualificados para:

  • Mantenha sua passagem para viagens até 31 de dezembro de 2021 (não é necessário ligar ou enviar um e-mail para alterar a passagem, manteremos a passagem como status aberto para viagens até 31 de dezembro de 2021, para que você possa agendá-la novamente quando decidir viagem).
  • Solicite um Voucher de Viagem com até um ano para uso.

No entanto, se houver diferença na tarifa aérea ou nos impostos aplicáveis, devido à re-emissão ou troca de itinerário do bilhete, será necessária a cobrança do valor adicional.

Leia mais sobre a política de cancelamento de passagens devido ao covid-19 da Ethiopian Airlines neste link.

Emirates 

As regras abaixo referem-se a bilhetes emitidos em ou antes de 30 de junho de 2020 com pelo menos um cupom (trecho) no qual a partida programada pela Emirates aconteça em ou antes de 30 de novembro de 2020:

  • Os bilhetes podem ser remarcados por até 24 meses a partir da data da reserva original.
  • O cliente tem a opção de converter sua reserva original em voucher de viagem. O voucher de viagem terá validade de um ano contado da data de emissão.
  • Não há taxas de alteração para reservas feitas no período de 24 meses se o cliente manter o bilhete original (origem, destino e classe de viagem).
  • Voucher não usados podem ser prorrogados por mais um ano.
  • Reembolsos podem ser solicitados, porém seguem as regras tarifárias do bilhete original.

Aqui você acessa a página da Emirates para maiores informações.

Qatar Airways

A política de cancelamento de passagens devido ao covid-19 da Qatar Airways foi bastante criticada no início da pandemia. Porém, nos últimos dias a empresa alterou o seu procedimento.

Agora os clientes que já reservaram ou irão reservar um bilhete com a empresa até 30 de setembro de 2020 têm as seguintes opções:

  • Alterar a data da viagem, sem cobrança de diferenças tarifárias ou taxas.
  • Solicitar um voucher para ser usado em viagens futuras. Os clientes que solicitarem o voucher ganham 10% a mais de crédito (excluindo-se as taxas e impostos).
  • Solicitar o reembolso integral da tarifa paga.

Em paralelo, a empresa lançou uma promoção bem agressiva para novas reservas e você pode ler os detalhes neste post que publicamos.

Acesse este link (em inglês) para ler o regulamento de reembolso e remarcação de passagens.

Royal Air Maroc

A política de cancelamento de passagens devido ao covid-19 da Royal Air Maroc para os bilhetes emitidos até 31 de maio e viagens até 31 de agosto de 2020 é a seguinte:

  • Uma mudança gratuita, sem cobrança de taxas e diferenças tarifárias (desde que mantidas as condições iniciais do bilhete).
  • A viagem deve estar terminada até 31 de outubro de 2020.
  • Os clientes podem solicitar um voucher para ser usado na compra de uma passagem futura.
  • Reembolsos dependem das condições iniciais do bilhete.

Aqui você pode ler todos os detalhes (em inglês).

TAAG

Infelizmente eu não encontrei nenhuma informação no site da empresa sobre a sua política de cancelamento de passagens devido ao covid-19.

Algumas Palavras

Nem mesmo a super Emirates está disposta a nos devolver nossos caraminguados caso os voos sejam cancelados. E nesse ponto a Qatar Airways, como eu disse acima, depois de um tropeço inicial está se distinguindo das demais.

E dentre as empresas listadas aqui, certamente a TAAG é a pior por não ter nenhuma informação disponível em seu website.

Para Saber Mais

A parte 1 desta série está disponível neste link e lá você encontrará informações sobre as seguintes empresas aéreas: Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, American Airlines, Avianca, BoA, Copa Airlines, Delta Airlines e United Airlines.

A parte 3 desta série está disponível neste link e lá você encontrará informações sobre as seguintes empresas aéreas: Air Europa, Air France, Alitalia, British Airways, Iberia, KLM, Lufthansa, Norwegian, Swiss, TAP e Turkish Airlines.

Shoptime BR