Cartões American Express sendo clonados a rodo, o que está acontecendo?

138

Gostaria de relatar um caso que aconteceu comigo e que eu não imaginava que tomaria proporções tão grandes como vem acontecendo nos últimos dias, o que é realmente preocupante!

No início do mês de abril eu tive o meu The Platinum Card, cartão da American Express emitido pelo banco Bradesco, clonado! O que isso significa? Alguém estava utilizando o cartão para realizar compras não autorizadas. No meu caso as compras foram de USD 1 na Amazon (provavelmente para verificar que o cartão era válido) e 3 outras compras no Uber (em outros países). Eu recebi SMS apenas da última compra:

Compra não autorizada em cartão de crédito The Platinum Card

Liguei na Amex (Bradesco Cartões) para bloquear o cartão e solicitar nova via. Até então eu imaginava que apenas essa compra no Uber tinha sido realizada, mas a atendente queria confirmar o pagamento na Amazon e outras duas compras no Uber também, as quais neguei.

Cartão bloqueado! Fiquei aguardando o novo cartão chegar e a partir daí a coisa só piorou.
Neste meio tempo, vi diariamente diversos leitores tendo seus cartões American Express clonados. E não é um ou outro não, são vários e vários! Isso não pode ser comum, certo? A princípio todos estavam suspeitando de vazamento de dados de algum programa de pagamentos como Mercado Pago, Picpay, Recarga Pay ou até mesmo da loja da Amazon. Porém o mais bizarro aconteceu hoje, quando recebi a informação de que uma pessoa que já havia sofrido a clonagem de seu cartão, recebeu o novo plástico, desbloqueou e, sem utilizar em nenhum estabelecimento, nem cadastrá-lo em local algum, teve novamente uma compra da Amazon creditada!!!

Isso é EXTREMAMENTE grave e é meu principal interesse em abrir esse canal de discussões com vocês. Sei que muitos aqui possuem cartões da American Express emitidos pelo Bradesco. Vocês também sofreram esse tipo de clonagem nas últimas semanas? Suspeitam de algum tipo de vazamento interno ou externo? Vamos debater!

[ATUALIZAÇÃO] Quem puder mandar print dos SMS da clonagem, ajuda! O Bradesco está lendo os comentários aqui no site para apurar o que está acontecendo.