Cartões de crédito americanos – Dicas de como negociar na hora de pagar a anuidade

6
Cartões de crédito americanos - Dicas de como negociar na hora de pagar a anuidade

Há alguns dias, a Beatriz publicou sobre como conseguir a isenção da anuidade de cartões de crédito nacionais (Leia post aqui). Em relação a cartões de crédito americanos, as anuidades são sempre cobradas de uma única vez, sem parcelamento, e reza a lenda que não é possível isentá-las.


Nota: Antes de prosseguir, agradecemos ao Carlos por mais uma contribuição para os nossos leitores.


De fato, nunca encontrei relatos a respeito de isenção de anuidades, independentemente do nível de gastos. Mas é possível conseguir alguns créditos ou pontos, especialmente com cartões Amex.

Funciona mais ou menos assim: quando sua anuidade aparecer no cartão (não pode ser a primeira), ligue para o setor de retenções da empresa e diga que você não está conseguindo usar adequadamente o cartão por causa das limitações da crise (ou outra desculpa qualquer). Além disso, que está pensando em cancelá-lo, mas gostaria de checar se há alguma oferta para amenizar os gastos da anuidade.

Você pode receber um não e perguntarem se quer continuar o cancelamento, ou uma oferta de pontos ou crédito, sem qualquer contrapartida ou mediante uma meta de gastos.

Ainda assim, é sempre melhor desligar e dizer que vai avaliar melhor, deixar passar umas semanas e ligar novamente para checar se não fazem uma oferta melhor. Isto é comum (aparecer uma oferta melhor) e não li nada sobre perder, na segunda chamada, a oferta que foi feita na primeira.

Para a Amex, o número a ser discado é o +1 800 452 3945. Já no Citi, é preciso ligar para o número no verso do cartão, falar a respeito com a atendente e torcer para eles façam alguma proposta ou transferir para o setor de retenções.

No Flyetalk, há um tópico específico para este assunto nos cartões Amex e Citi. O jogo no Citi é mais duro, mas a oferta pode chegar a 20k pontos ou U$150 mediante gastos de U$ 4k mensais por trê meses!

Já na Amex, clientes do TPC, com a pesada anuidade de U$550, podem receber a oferta de 50k pontos ou U$500 de crédito sem necessidade de qualquer gasto adicional. Logicamente isto é altamente variável, de acordo com o perfil do cliente, mas a empresa é bem mais generosa neste quesito. Parece ser mais comum a oferta de 30k pontos imediatos ou U$300 de crédito após U$2 mil de gastos, embora não seja garantido.

Um ponto importante é que, se você aceitar a oferta em um ano, dificilmente será elegível para qualquer outra oferta deste tipo, em toda a gama de cartões da empresa, nos próximos 13 meses.

Se não receber alguma proposta interessante e cancelar o cartão, também é possível que, em uma próxima obtenção de qualquer outro cartão, não lhe seja disponibilizado o bônus de adesão. Se for viável, é melhor pedir o downgrade do cartão para um outro da mesma linha, sem anuidade ou com anuidade mais barata.

Algumas Palavras

Tendo recebido a segunda anuidade do meu Amex Gold, liguei para o número indicado acima. A oferta foi de 10 mil pontos imediatos ou U$75 de crédito mediante gastos de U$750. Como já vi que tem ofertas de 20k pontos, disse que iria pensar melhor e vou ligar mais para frente para ver se melhoram a oferta, mas já considero os 10k pontos suficientes para justificar a renovação da anuidade.

Para aqueles que têm cartões de crédito americanos e que já negociaram ou irão fazê-lo, peço a gentileza de relatar aqui para termos mais exemplos das ofertas e podermos avaliar a melhor decisão a se tomar.