Cartões Latam Pass oferecem até 7 pontos por dólar gasto – Vale a pena?

11
Ponto Store e LATAM Pass oferecem 20 pontos por real gasto em compras online

A Latam Airlines começou ontem uma campanha promocional para os seus cartões de crédito co-branded Latam Pass Itaucard, onde os seus gastos se transformam em até 7 pontos por dólar gasto. Vamos analisar para vocês se realmente essa promoção vale a pena!

A pontuação máxima anunciada é válida para os cartões Latam Pass Visa Infinite Personnalité e Latam Pass Mastercard Black Itaucard. A campanha é válida para os novos clientes (que ganham até 30 mil pontos bônus de boas vindas), além dos atuais clientes, certo que é obrigatório ser assinante do Clube Latam Pass para fazer jus a essa pontuação.

Considere então um custo mínimo mensal adicional de R$ 42,90, que é o valor do Clube Latam Pass mais barato, o Clube 1.000. Além disso, a pontuação máxima só é atingida para gastos internacionais, portando adicione além do spread do Itaú em torno de 5,5%, o custo do IOF de mais 6,38%. Já viram que a conta vai ficando cara, não é mesmo?

Os gastos nacionais para os cartões top do Latam Pass irão pontuar 5 pontos por dólar gasto, o Platinum 4 pontos por dólar gasto, o Gold 3 pontos por dólar gasto e o Internacional 2,5 pontos por dólar gasto.

A campanha é válida para as faturas pagas entre os dias 16 de novembro de 2020 e 16 de maio de 2021, desde que o cliente esteja com uma assinatura de um dos planos 1.000, 5.000 e 10.000 do Clube LATAM Pass ativa.

Você pode conferir o regulamento completo dessa campanha, clicando aqui.

Algumas Palavras

Não podemos negar que essa é uma boa promoção para quem já utiliza os cartões de crédito Latam Pass no dia-a-dia. Entretanto, a pontuação máxima divulgada definitivamente não vale a pena, considerando que sobre as compras internacionais incidem spread e IOF.

Por outro lado, você fica preso ao programa da Latam, não tendo opção de escolher para onde mandar os seus pontos, nem aproveitar promoções de bônus de transferência, que têm ocorrido com bastante frequência, muitas vezes com bônus superior a 100%, o que por si só já anula o benefício promocional anunciado por essa campanha.

Não se esqueçam também que a Latam Airlines está atravessando um complicado processo de recuperação judicial e que o seu programa Latam Pass tem inflacionado cada vez mais os resgates, além dos clássicos problemas de TI já conhecidos pela maioria de vocês, o que dificulta demais os resgates, especialmente com parceiros.

Isso sem contar as ótimas promoções de bumerangue com a Livelo, que recentemente estava conferindo um bônus real de 163% sobre os pontos transferidos daquela plataforma para o Latam Pass, como vocês podem ver aqui.

Finalmente, eles se esqueceram de um “detalhe” importantíssimo que o seu concorrente direto (Smiles) faz com frequência, especialmente no período atual próximo à Black Friday, que é oferecer isenção da anuidade no primeiro ano. Em minha opinião, o custo desse cartão de R$ 1.200, definitivamente não compensa. Além disso, a média de gastos de 20 mil reais por mês exigida para isenção da anuidade é extremamente exagerada pelo que o cartão oferece.

E vocês, o que acharam das minhas considerações? Essa campanha vale a pena?