Categoria Star Alliance Gold via Turkish Airlines

0

Para os passageiros frequentes cansados das mudanças dos programas de milhas brasileiros, está chegando a hora de pedir o status match no programa no Miles&Smiles o programa da Turkish Airlines, membro da Star Alliance.

Ele é, reconhecidamente, um dos programas mais fáceis de se manter status. Entretanto, repito: o objetivo do post é atingir quem efetivamente compra passagens para voar e não aqueles que emitem bilhetes com milhas.

Os Benefícios Iniciais

Como o Miles & Smiles é tipo uma mãe, ele, de cara, já concede 4 meses de status Gold na Star Alliance. Nesses 4 meses, o passageiro precisa voar pelo menos uma vez com a Turkish Airlines, em um voo pago, para estender o status por mais 8 meses. Ou seja, o status não é concedido de acordo com o ano civil e cada cliente tem a sua data de renovação.

Os Programas Elegíveis

Entretanto, como o cliente já ganha benefícios gratuitamente durante 4 meses, apenas alguns programas são elegíveis para o match. Exemplos:

  • Oneworld Emerald (ex. AAdvantage ExP, LATAM Black e Black Signature, BAEC Gold)
  • SkyTeam Elite Plus (ex. Delta Gold, Aerolíneas Plus Oro)
  • Star Alliance Gold (ex. United MileagePlus Gold, Lifemiles Gold)

Entretanto, o Miles&Smiles admite outros programas como o da Etihad, por exemplo. Como o processo é gratuito, não vejo impedimento para clientes TudoAzul e Smiles Diamante tentarem o match.

O Processo

Para conseguir o match, é preciso se inscrever no programa e logar na sua conta. Mas, como o seu ano de qualificação se inicia na sua inscrição, não adianta fazê-lo agora – exceto se você tem planos para voar com a Turkish nos próximos 4 meses.

Entre na página de feedback do Miles&Smiles (clique aqui para acessar). É necessário escolher “new feedback” e preencher os detalhes pessoais.

Processo de Requisição do Status Match

Em seguida, a seguinte tela aparecerá as seguintes opções que devem ser preenchidas do modo abaixo. Na caixa de “Your Feedback”, explique por que você deve receber o status. Diga que seus planos incluem diversas viagens do Brasil para a Europa nos próximos meses em virtude de trabalho ou questões familiares e que a Turkish oferece o melhor serviço de bordo entre Brasil e Europa, o que não é nenhum exagero, diga-se de passagem.

Processo de Requisição do Status Match

Você terá que comprovar o status com uma das companhias acima, por meio de cópia do cartão de status, o extrato de sua atividade aérea com a empresa do match no ano de 2019 e um scan da sua página de identidade do passaporte.

Processo de Requisição do Status Match

A resposta não é imediata, e pode demorar alguns dias. A Turkish pode requisitar informações complementares.

Quem Pode se Beneficiar e as Limitações

No Brasil, clientes LATAM Black e Black Signature podem tentar o match. O pessoal que conseguiu aquele maravilhoso match com status Oro com as Argentinas Aerolíneas que divulguei em primeira mão no ano passado também podem tentar.

O pessoal que fez o challenge do MileagePlus da United que vai expirar agora em janeiro também deve tentar.

Na verdade, todos que têm status máximo com uma companhia aére devem tentar, não é mesmo? O máximo que vai acontecer é permanecer na mesma, sem status …

Mas lembrem-se que o Miles&Smiles só concede o match uma única vez na vida. Então, ponderem bastante sobre o momento do pedido.

Como estender o status por mais 8 meses e mais 2 anos

Gente, aqui no Brasil a Turkish tem um voo fifth freedom entre São Paulo e Buenos Aires. Basta uma única viagem para conseguir mais 8 meses de status Gold na Star Alliance. É bastante razoável.

Agora, se seu objetivo é estender esse status por mais tempo, voando 15.000 milhas qualificáveis com a empresa e suas parceiras da Star em 12 meses a partir do match, é possível permanecer como Star Alliance Gold por 2 anos.

Após esses dois anos, é possível manter o status por mais dois anos voando 25.000 milhas qualificáveis em um ano ou 37.500 milhas qualificáveis em dois anos, seja com a Turkish Airlines, seja com as parceiras Star Alliance.

Qual é a melhor época para pedir o status match?

Essa é uma decisão estratégica que depende de uma série de fatores. A primeira é que a Turkish demora cerca de uma semana para concedê-lo (podendo até mesmo ser menos se toda a documentação estiver em ordem). Mas há alguns relatos no www.statusmatcher.com que teve gente demorando mais tempo.

Outra é efetivamente quanto tempo você pretende usufruir do status. Se você pretende estendê-lo por mais 8 meses, é necessário voar pagante com a Turkish nos 4 meses após a concessão do status (e não da data da sua ciência!). Isso é possível fazendo uma viagem entre Guarulhos e Buenos Aires, caso não haja possibilidade de encaixar um voo intra-europeu nesse espaço de tempo.

Um outro elemento importante é o seguinte: se você tem uma viagem em uma companhia da Star Alliance em breve e só quer o status para usar nessa viagem, peça agora. Caso contrário, se sua viagem for daqui a dois ou três meses, espere um pouco para pedir o match.

Se você já tem status Gold com outro programa da Star Alliance, peça o status match cerca de 3 semanas antes do término da validade, só para garantir que você não vai passar um período sem status (se você estiver viajando nesse tempo, é claro).

Algumas Perguntas para os Leitores

  • Alguém está pensando em pedir o status match?
  • Alguém já conseguiu o match com o Miles&Smiles?
  • Alguém é membro do Miles&Smiles? O programa vale a pena?