Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres

0
Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres

Esse é o review de um voo bem curto entre o Aeroporto de Linate em Milão e o City Airport em Londres, na classe executiva, ou Club Europe, da British Airways voando um Embraer EMB190. O voo foi bem especial para mim, pois estava com os meus pais retornando para Londres depois de um pequeno tour pelo norte da Itália.

Vem comigo ver como foi o voo! 😉

Detalhes do Voo

  • Rota: Milão (Linate) – Londres (City Airport)
  • Aeronave: Embraer EMB190
  • Poltrona: 2D
  • Horário de Partida: 17:55h
  • Horário de Chegada: 18:55h
  • Duração: 02:00h

Como você pode ver, o tempo “oficial” de viagem é de duas horas levando-se em conta a diferença de horário entre a Itália e o Reino Unido. Mas o tempo de voo mesmo fica por volta de 01:30h.

Check-in e Segurança

Tivemos uma pequena supresa ao chegar no aeroporto, mas foi em grande parte minha culpa por não procurar me informar com antecedência. Como o aeroporto é pequeno, as empresas aéreas não têm espaço para guardar as malas dos passageiros. Com isso, o check só pode ser feito duas horas antes do voo.

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Placa Indicando o Check-in para Passageiros da Classe Executiva

Uma vez que havíamos chegado no Aeroporto mais cedo … bem mais cedo … tivemos que esperar uma hora antes de despachar as malas. Claro que se você está viajando apenas com bagagem de mão isso não é um problema. Você pode fazer o check no aplicativo da British Airways e ir direto para a Sala VIP.

Quando o check-in para o nosso voo abriu, o processo foi super rápido e em questão de minutos já estávamos com nossos cartões de embarque em mãos. A funcionária que nos atendeu foi bastante simpática e inclusive bateu um papo rápido com meus pais (eu era o tradutor, claro).

Embarque

A British Airways usa um sistema de embarque por grupos que vai de um a cinco, sendo o grupo um os passageiros da classe executiva, portadores dos cartões Gold do Executive Club (o programa de fidelidade da empresa) e Emerald nas outras empresas da Oneworld. O processo é uma loteria, pois em certos aeroportos é impecável – como em São Paulo, por exemplo – e em outros casos um desastre!

Nesse voo em particular funcionou relativamente bem. As pessoas estavam nas filas certas e o único fato curioso foi que assim que chamaram os passageiros para o embarque, uma garota que estava no fim da fila do grupo um simplesmente passou por todos nós na maior cara dura e foi a primeira e ter o cartão de embarque escaneado.

Mas a vingança veio rapidinho! O embarque era remoto e fomos levados de ônibus até a aeronave, o que meio que joga por terra o princípio da prioridade, mas isso é assunto para outro momento. Anyway, com isso a tal mocinha apressadinha acabou ficando no fundo do ônibus e foi uma das últimas a embarcar! Adorei! 🙂

Cabine

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Mapa de Assentos do EMB190

A cabine do EMB190 tem a configuração 2-2. E as aeronaves não têm os assentos 1C e 1D, então se você procura bastante espaço para as pernas reserve os assentos 2C e/ou 2D. É bem fácil de identificar isso no mapa de assentos – veja o print screen abaixo.

Quanto à limpeza da cabine, não tenho do que reclamar. Estava tudo em ordem, inclusive o lavatório! Sei que para muitos soa estranho esse meu comentário, mas ultimamente as pessoas têm reclamando da limpeza de algumas aeronaves da British Airways.

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Exemplo da Cabine do EMB190 da British Airways

Serviço de Bordo

O serviço de bordo foi o ponto alto do voo! Havia apenas uma comissária cuidando dos passageiros da classe executiva, mas ela deu conta de todo o trabalho sem maiores problemas. Meu copo não ficou vazio em momento algum, o que para mim é sempre um bom sinal do quão atenciosa a tripulação é.

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Drinks de Entrada – Champanhe (Minha Opção)

A comissária, uma italiana que por sinal falava português (do Brasil) foi super atenciosa com os meus pais. E claro, eles adoraram poder falar com ela, pedir o que queriam sem eu ter que traduzir nada.

Menu

Quanto ao serviço em si, ela foi super eficiente! Os menus foram entregues assim que decolamos, na sequência ela já serviu as bebidas e alguns petiscos, passou mais uma vez pela cabine com as bebidas e depois veio com as refeições. Inclusive haviam duas opções de pratos quentes para o jantar.

Meu pai optou pelo peixe, já eu e minha mãe optamos pelas almôndegas. Eu gostei bastante, já minha mãe não teve a mesma opinião. Para o paladar dela, as almôndegas estavam super apimentadas. E quanto ao peixe do meu pai, acho que estava bom, pois não sobrou nada! 😀

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Almôndegas Marroquinas

Veja que além do prato principal havia uma entrada, queijos e sobremesa. Além disso, a comissária passou com a cesta de pães pela cabine.

Recentemente eu fiz um voo com a Swiss entre Londres e Zurique (veja aqui) e no quesito refeição, a British Airways está oferecendo um serviço infinitamente melhor.

Entretenimento

No que diz respeito ao entreteminto, num voo curto como esse as suas opções são seu celular, tablet, algum material de leitura que você trouxer a bordo ou então a  “janelinha”. Essa sem dúvida é a minha preferida!

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Decolagem de Milão (Linate) no Fim da Tarde

Nossa decolagem foi no fim da tarde, ainda com luz do sol e um dia bem agradável. A vista estava ótima.

Conclusão

Em todos os aspectos o voo foi excelente. Meus pais ficaram felizes então eu também fiquei feliz! E mais uma vez volto a falar sobre a comissária que nos atendeu. Ela fez um ótimo serviço e foi muito atenciosa com todos nós. Aliás, eu sempre saio com boas impressões das tripulações das British Airways todas as vezes que voo de ou para o London City Airport.

Há um único aspecto do voo que poderia ser melhor. Sabe qual é? A champanhe, como sempre, estava quente. Não sei porque mas é muito comum a champanhe ser servida quente nos voos da British Airways.

Classe Executiva do EMB190 da British Airways Entre Milão e Londres
Minha Cara Tomando Champanhe Quente – Mesmo Assim Tomei Tudo … e Mais de Uma Garrafa!!!

Clique aqui para ler outras avaliações de voos.