Como calcular quantas milhas aéreas acumularei em um voo?

13

Uma dúvida básica que muitos viajantes possuem quando começam a participar de programas de fidelidade aéreos é como calcular quantas milhas serão acumuladas após voar determinado trecho.

Primeiramente você deve entender que existem duas formas de acúmulo de milhas: baseada na tarifa ou valor pago pelo bilhete e baseada na distância voada em milhas.

Nas companhias brasileiras, o primeiro caso se aplica quando você acumula as milhas no programa de fidelidade da própria companhia que opera o voo. Já o segundo caso, aplica-se quando você acumula as milhas no programa de fidelidade nacional voando com algum parceiro ou voando com a companhia nacional e acumulando em programas de fidelidade estrangeiros.

Exemplo para o caso 1: voo Gol acumulando milhas no Smiles, voo Latam acumulando pontos no Multiplus, voo Azul acumulando pontos no TudoAzul e voo Avianca acumulando pontos no Amigo.

Exemplo para o caso 2: voo Air France acumulando milhas Smiles, voo American Airlines acumulando pontos Multiplus, voo United acumulando pontos no TudoAzul, voo Turkish Airlines acumulando pontos no Amigo.

O primeiro caso, em que o acúmulo não depende da distância voada, mas sim da tarifa e preço pago no bilhete aéreo, não será abordado neste tutorial.
Para o segundo caso, que será abordado abaixo, é importante que você tenha noção sobre classes tarifárias.

Com o seu bilhete aéreo emitido você deve verificar qual é a classe tarifária do mesmo. Você pode encontrar isso na tela de confirmação da compra do bilhete, veja o exemplo abaixo:

Classe tarifária T voando Condor (DE)
Classe tarifária T voando Condor (DE)

Na passagem acima temos um voo entre Fortaleza e Frankfurt voando com a companhia Condor (DE) em classe tarifária T.

Com esta informação, você pode acessar o site dos programas de fidelidade parceiros da companhia que operará o voo e verificar qual a porcentagem de milhas você acumulará sobre o trecho voado. Uma maneira simples e rápida de fazer isso é acessar o site Wheretocredit e preencher os dados do seu voo (companhia que operará o voo e a classe tarifária). Será exibido quais programas de fidelidade você poderá acumular milhas e qual a porcentagem sobre a distância voada será aplicada.

Wheretocredit - Voo Condor (DE) em classe T
Wheretocredit – Voo Condor (DE) em classe T

Pela imagem acima podemos ver que no programa Miles & More o acúmulo mínimo é de 125 milhas porém ele não mostra uma porcentagem. Isso acontece porque neste programa o acúmulo se dá pelo valor pago no bilhete aéreo, que não é o nosso interesse aqui. No programa da Alaska Airlines, Mileage Plan, o acúmulo em classe T é de 50%. O site Wheretocredit tenta manter as opções de acúmulo sempre atualizadas, porém nem sempre todos as possibilidades podem estar listadas (se ficar em dúvida, você pode conferir todos os parceiros nos sites das companhias aéreas).

Com as informações que temos até agora, só nos resta calcular a distância voada. Acesse o site GCMap e no campo de busca coloque todos os trechos do seu itinerário separados por hífen. Neste caso, o trecho seria FOR-FRA. O resultado aparece abaixo:

Fortaleza para Frankfurt - Distância calculada no GCMap
Fortaleza para Frankfurt – Distância calculada no GCMap

Pela imagem podemos ver que a distância entre Fortaleza e Frankfurt é de 4.643 milhas. Neste caso, se quiséssemos ganhar milhas no programa da Alaska Airlines, acumularíamos 2.322 milhas, pois na classe T só acumula-se 50% sobre o valor das milhas voadas.

No site Wheretocredit existe uma calculadora que já realiza os cálculos automaticamente cruzando as informações do GCMap e de seu próprio banco de dados. Basta acessar este link.

Dependendo do status que você possui no programa de fidelidade onde serão creditadas as milhas, ainda existe a possibilidade de bonificação sobre a quantidade acumulada. Por exemplo, clientes da categoria Diamante do Smiles acumulam 100% de bônus ao creditar voos Delta.