Como consultar o seu score de crédito nos Estados Unidos

11
Como consultar o seu score de crédito nos Estados Unidos

Para aqueles que têm cartões de crédito emitidos nos Estados Unidos, um dado importante para obtenção de cartões adicionais é o score em agências de avaliação de crédito (Experian, TransUnion e Equifax).

Há diversos tipos de métricas para a criação da pontuação, sendo a mais comum, para cartões de crédito, o Fico Score 8. Entretanto, a visualização ou obtenção da pontuação nem sempre é simples.


Agradecemos ao Carlos que produziu esse artigo baseado em algumas dicas do nosso leitor Paulo Leo. A partir deste ponto deixamos vocês com os Carlos!


Aplicativo Bank of America

Aos que têm cartões de crédito do Bank of America (BofA), o aplicativo tem essa funcionalidade que, no entanto, não funciona para quem tem o endereço residencial (não o de correspondência) cadastrado no Brasil. O seu score é criado e atualizado, apenas não é exibido para os endereços nacionais.

Como consultar o seu score de crédito nos Estados Unidos

Aplicativo American Express

Já o aplicativo da American Express americana oferece tanto a opção de visualização do seu Fico Score quanto do seu Vantage Score (Entenda as diferenças entre um e outro sobre as diferenças entre neste link). No entanto, não é sempre que a visualização do Fico é possível. Em uma conta minha funciona, em outras, não (não me lembro se tive de fazer alguma coisa diferente para funcionar).

Já o Vantage Score não vai funcionar para quem não tem SSN cadastrado na Amex.

Vantage Score – Experian

O Paulo me explicou sobre um jeito bem simples de se consultar a pontuação no Vantage Score da Experian. Basta acessar credit.com, ir em Sign Up para criar sua conta e preencher os dados.

Serão necessários apenas nome, endereço e telefone. Se conseguirem localizar seus dados, serão feitas 4 perguntas de verificação (no meu caso, sempre duas perguntas válidas e duas sem resposta). E voilá!

Como consultar o seu score de crédito nos Estados Unidos

A página traz informações interessantes, como o seu total de crédito disponível, quantidade de acessos a seu histórico para concessão de crédito, idade das contas…

Conferindo estes dados, percebi que se referiam apenas aos meus cartões do BofA. Verifiquei isto pela quantidade de cartões e crédito total. Nada dos meus cartões Amex.

Fiz então, um teste. No meu primeiro preenchimento, coloquei apenas o primeiro nome e último sobrenome. Desta vez, criei uma nova conta e coloquei meus dois nomes e dois sobrenomes (e email diferente). E surgiu um novo score para mim, englobando somente os cartões Amex. Felizmente, a pontuação de ambas as contas é bem parecida.

Como consultar o seu score de crédito nos Estados Unidos

Sem um número de SSN ou ITIN para indexar as informações, é bastante comum a existência de múltiplos scores, dependendo da forma como seus dados foram cadastrados.

Finalmente, fiz um último teste. Minha esposa tem cartões adicionais meus da Amex e do BofA (embora neste, todos os dados do cartão são idênticos ao meu, só muda o nome). Uma utilidade extra dos cartões adicionais é a criação de histórico de crédito para o adicional, sem precisar passar por todo o processo convencional.

Coloquei seu primeiro nome e último sobrenome e, na tela seguinte, foi solicitado o SSN. Presumo que não encontraram os dados.

Tentei novamente e coloquei os nomes completos. Funcionou!

O score dela não é muito bom. Fui dar uma olhada nos detalhes para ver o porquê.

O que percebi é que ela tem utilização de 0% (o que é não é ruim) já que usou o cartão apenas em uma viagem em janeiro. Meus cartões do BofA também quase não têm utilização e minha pontuação está boa.

Mas o crédito total disponível dela também é de 0, e aí que deve estar o problema. Como o adicional é do Amex Gold (o do BofA não aparece) e este é um charge card, não há limite reportado. E isto é importante para a construção da pontuação.

Com esta informação, pedi um adicional do meu Amex Blue para ela, que por ser um cartão normal, com bom limite e custo zero, será útil e grátis para melhorar a pontuação.

Algumas Palavras

Enfim, esta é uma ferramenta interessante e grátis para acompanhar o seu score de crédito nos Estados Unidos. Agradeço mais uma vez a preciosa dica do Paulo.


E nós também agradecemos o Carlos mais uma vez pela sua contribuição para o Pontos e Viagens.