Como descobrir o localizador de seu bilhete comprado em uma agência de viagens

6
Como descobrir o localizador de seu bilhete comprado em uma agência de viagens

Como descobrir o localizador de um bilhete comprado? Essa é uma dúvida comum a muita gente e aqui eu explico como achá-lo!

Algumas vezes encontramos bilhetes à venda em agências de viagens online muito mais em conta do que no próprio site da companhia aérea. Isto pode acontecer por vários fatores como por exemplo um bug no sistema da agência de viagem, uma tarifa que ainda não recebeu atualização ou até mesmo uma parceria específica realizada entre a agência e a companhia aérea.

O fato é que às vezes compensa comprar bilhetes com um agente de viagens confiável embora sempre façamos as mesmas perguntas após pagar: Deu certo? Meu bilhete está garantido pela companhia aérea?

Em muitos bugs é comum as pessoas acharem que seu bilhete está garantido apenas pelo recebimento da reserva pela agência de viagens, o que não é verdade. Seu bilhete só estará garantido após a emissão do E-ticket. Eu ensinei uma vez como utilizar o site da Saudi Airlines para confirmar seu bilhete mas, e quando você não consegue por lá? Como encontrar o localizador ou e-ticket de seu bilhete junto à companhia aérea?

Sites para descobrir o localizador de bilhete comprado

Os clássicos métodos são através dos sites CheckmyTripVirtuallyThere e Viewtrip, dos sistemas Amadeus, Sabre e Travelport respectivamente. Lá você insere o código da reserva informado pela agência de viagens e seu sobrenome e obtém os dados completos do bilhete como itinerário, valor pago, localizador junto à companhia aérea (o que você utilizará para check-in), regras tarifárias, classe tarifária, etc.

De posse do localizador, basta acessar o site da companhia aérea e fazer o teste se está tudo confirmado para sua viagem.

Um fato curioso que aconteceu comigo foi num bilhete da Azul emitido pela agência estadunidense Priceline. Ao inserir o código de reserva no Checkmytrip e Virtuallythere, não encontraram a viagem. Nada incomum já que o Priceline também utiliza o Travelport para emissão de bilhetes.

Fui até o Viewtrip e o localizador apresentado não se confirmava no site da Azul de jeito nenhum. Desta forma, tentei colocar este novo localizador no Checkmytrip e funcionou, gerando um terceiro código (que confusão!). Este último funcionou normalmente no site da Azul, confirmando meu itinerário.

Algumas Palavras

Espero que essa dica seja útil para as pessoas que compram bilhetes em agências de viagens e necessitam de algum tipo de confirmação. É método simples, rápido e sem necessidade de ficar aguardando nas filas dos Call Centers.