Como economizar, e muito, com alimentação e passeios nos EUA

13
NY

Quem acompanha o mundo dos pontos, normalmente consegue poupar bastante com passagens aéreas e hotéis. Mas, no destino, especialmente em locais caros como nos Estados Unidos, os gastos com alimentação e passeios podem ser um problema.

O Groupon é bastante conhecido, mas ele se torna realmente interessante nas promoções próprias do site americano (que não se confundem com o desconto oferecido pelos comerciantes que usam a plataforma), e que normalmente ocorrem uma vez por mês. Basicamente são duas promoções: uma que oferece $10 de desconto em compras acima de $11 e outra que possibilita 50% de desconto, limitado a $25.

As promoções são direcionadas, mas basta ter o cadastro no site para receber os e-mails com as ofertas e assim poder utilizar os códigos (quem ainda não tem cadastro, deve fazer o quanto antes para poder participar da próxima oferta). Como somente é possível usar um cupom de cada promoção, é interessante que todas as pessoas que vão realizar a viagem façam seu cadastro, de modo que assim seja possível realizar mais compras.

A validade dos cupons é de 3 a 4 meses, o que é um período razoável, e muitos deles não necessitam reserva. Como as promoções ocorrem seguidamente, dá para aproveitar mais de uma antes da viagem.

Apesar de na maioria dos anúncios constar nota e diversas opiniões, importante ainda sempre utilizar em paralelo algum site de avaliações como o Tripadvisor, de modo a a se resguardar com relação à qualidade dos serviços.

Exemplos de Promoções

Está vigente até o dia 12.12, a promoção que oferece $10 de desconto em compras acima de $11, conforme imagem abaixo. É válida em praticamente todo site, mas o uso mais interessante é para alimentação e passeios. Para conhecimento, ao lado consta ainda a oferta anterior de 09.11, que oferecia 50% de desconto (limitado a $25), provavelmente igual a que será anunciada mês que vem.

A última promoção que ofereceu $10 de desconto em compras acima de $11 ocorreu em 08.10, sendo que, antes disso, teve outra de 50% de desconto em 28.09. Vale ainda referir que ocorrem com frequência promoções com descontos em torno de 20%.

Exemplos de Usos

Os exemplos são da promoção atual, que oferece $10 de desconto extra em compras acima de $11 (cupom JOLLY10). Abaixo possíveis usos em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Miami, sendo que nos valores indicados nas imagens haverá ainda a redução de $10.

Nova Iorque
Los Angeles

Miami

O cupom deve ser adicionado na página de pagamento, de modo que o valor final a ser pago já indicará a dedução do desconto:

Nos exemplos, seria possível, portanto, alugar quatro horas de bicicleta no Central Park por $4.75, fazer degustação de vinho em área próxima a Los Angeles para duas pessoas por $2, passeio de barco em parque da Flórida por $4 ou, ainda, ter 20$ de crédito em restaurantes por $2 ou 4$.

Com relação ao cupom que oferece 50% de desconto, limitado a $25, a vantagem acaba sendo a possibilidade de adquirir serviços mais caros, na faixa dos $100, mas que no Groupon os comerciantes anunciam por valores próximos de $50, e, com o uso do cupom, custaria em torno de $25. Com relação a essas compras, vale bastante a pena ainda combinar o uso com outros sites que oferecem benefícios em retorno.

Uso em Conjunto com Outros Sites

O American Airlines AAdvantage eShopping atualmente oferece 3 milhas AAdvantage por $ gasto, mas no passado já foi oferecido 10 milhas por $. Acaba sendo ainda uma boa oportunidade de renovar as milhas AAdvantage que estão para vencer:

O TopCashback (versão americana) está oferecendo 12% de cashback no Groupon para alimentação e passeios, e pode ser usado em conjunto, sendo que recentemente ofertava o expressivo percentual de 29% de retorno:

O Rakuten atualmente oferece 8% de cashback, mas em outros períodos também já ofertou percentuais maiores:

Algumas Palavras

Concordo que eventualmente o uso do Groupon ou sites de cupons podem engessar uma viagem, mas em promoções como as apresentadas, dado o baixíssimo valor a ser pago, se torna muito interessante o uso, em especial para quem pretende poupar ou ter acesso a serviços que possivelmente não seriam experimentados em razão do preço.

Existe ainda possível desconfiança com relação à qualidade, o que é compreensível, até porque também são ofertados produtos e serviços de baixa qualidade, como em qualquer outro espaço. No entanto, pode justamente ser uma oportunidade para fazer o oposto e se ter um serviço superior (e quase de graça), pois possível fazer a pesquisa com calma, o que normalmente não acontece ou se torna mais difícil quando já estamos em viagem.

Em outras partes do mundo o Groupon também pode ser interessante e ter promoções sazonais úteis, mas as oferecidas nos Estados Unidos são mais agressivas, e ainda mais relevantes por ser um local que definitivamente não é barato.

Apesar da pandemia, como a promoção exige um cadastro prévio para receber as ofertas, bem como os cupons duram de 3 a 4 meses, achei interessante a publicação do artigo neste momento, de modo que seja algo útil e a ser considerado na preparação e organização da viagem de quem pretende visitar os Estados Unidos.

Alguém já conhecia essas oportunidades? Pretendem utilizar na próxima viagem aos Estados Unidos?