Como encontrar disponibilidade para voar em companhias Star Alliance com milhas/pontos

72

Já tem um tempo que venho prometendo fazer um tutorial sobre a disponibilidade de bilhetes prêmio em companhias Star Alliance. Com a iminente desvalorização da tabela do Victoria TAP, resolvi escrever para ajudar quem precisa queimar suas milhas até o dia 15/03.

Primeiramente, o que deve-se entender é que a Star Alliance é uma grande aliança aérea e todas as suas companhias membro permitem o resgate de bilhetes prêmio entre elas. A diferença é que a disponibilidade de assentos para serem resgatados com milhas varia entre o programa da própria companhia e o de parceiros. Por exemplo, se você procurar passagens para os Estados Unidos no site da United, verá disponibilidade de diversos voos da própria United que só poderão ser reservados por clientes MileagePlus. O que as companhias aéreas costumam fazer é ter uma classe tarifária específica para bilhetes mais em conta que serão disponibilizados para reservas nos programas de fidelidade de suas parceiras. Assim, se você vê disponibilidade de um voo da Air Canada ao buscar no site da United, a chance de conseguir reservar via Victoria TAP ou Amigo Avianca, é grande. Vou exemplificar mais à frente para facilitar o entendimento, mas antes é importante frisar alguns critérios descobertos ao longo do tempo:

  • A primeira classe da Lufthansa só abre disponibilidade a partir de 14 dias antes da data do voo;
  • Você não consegue reservar primeira classe da Singapore nem da Swiss fora dos respectivos programas das duas companhias (KrisFlyer e Miles&More);
  • A Avianca Brasil não disponibiliza executiva para ser emitida com parceiros;
  • Nem sempre o que você visualiza no sistema de um parceiro pode estar realmente disponível.

Eu costumo utilizar duas ferramentas gratuitas de pesquisa de bilhetes, o site da United e o site da All Nippon Airways. Vocês verão que as duas ferramentas se complementam. Também utilizo o ExpertFlyer, que por ser pago, não tratarei neste tutorial.

United

Para pesquisar bilhetes prêmio no site da United não é necessário realizar login. Basta acessar a página principal e selecionar que gostaria de realizar uma pesquisa com viagem prêmio.

Formulário de pesquisa de passagens no site da United
Formulário de pesquisa de passagens no site da United

Você verá que nos resultados é possível visualizar as datas com o respectivo valor mínimo de resgate para até 30 dias. Essa opção é uma mão na roda, já que você consegue verificar a disponibilidade para um mês completo.

Calendário de pesquisas de bilhetes prêmio no site da United
Calendário de pesquisas de bilhetes prêmio no site da United

Abaixo, é possível visualizar os voos e as companhias que operam cada um deles. Lembram que anteriormente eu falei que algumas empresas disponibilizam bilhetes em classes mais baixas para seus parceiros? Veja a imagem abaixo:

Exemplo de resultado de pesquisa por bilhete prêmio no site da United
Exemplo de resultado de pesquisa por bilhete prêmio no site da United

A opção de classe econômica mais baixa, a Saver Executiva e Saver Primeira classe são as opções que você olharia para ter certeza que o parceiro disponibilizou bilhetes prêmio para determinado voo. Ao visualizar voos para os EUA, por exemplo, você poderá se deparar com bilhetes da United como Prêmios Everyday. Estes bilhetes só são disponibilizados para clientes do MileagePlus e, caso você queira reservar através do Victoria TAP, por exemplo, não encontrará disponibilidade.

Com esta ferramenta, podemos nos prender somente a ela? Não! Infelizmente a ferramenta da United não é perfeita e depois de utilizá-la algumas vezes você perceberá isso.

  • Bilhetes fantasma! Algumas vezes existe disponibilidade nas parceiras mas a United não lista o bilhete nos resultados nem no calendário;
  • O inverso também ocorre, eles listam os voos mas na verdade não há disponibilidade;
  • Não mostram resultados de todas as companhias Star Alliance.

Na verdade o sistema da United é um balizador para que você inicie suas buscas mais rápido. Como garantir a disponibilidade então? Utilize o site da All Nippon Airways para confirmar a disponibilidade encontrada na United!

All Nippon Airways (ANA)

O site da All Nippon Airways é o único de todas as companhias Star Alliance que apresenta 100% do sistema StarNet online (sistema da Star Alliance que agrupa e disponibiliza o espaço prêmio para todos parceiros). Porém a busca do site não é nada amigável.
Para pesquisar bilhetes prêmios no site da ANA você precisa realizar login. Se não tem cadastro no programa, aproveite para fazê-lo clicando aqui.

Após realizar login, clique em Award Booking na página inicial.

Award Booking - All Nippon Airways
Award Booking – All Nippon Airways

Estranhamente a companhia não permite a pesquisa de bilhetes somente ida. As opções disponíveis são bilhetes de ida e volta ou multi destinos. Uma opção que facilita a busca é selecionar a comparação de assentos disponíveis em mais ou menos 3 dias.

Formulário de pesquisas de bilhete prêmio - All Nippon Airways
Formulário de pesquisas de bilhete prêmio – All Nippon Airways

Na opção de multi destinos você tem que, obrigatoriamente colocar dois voos. Quando eu preciso buscar um bilhete somente ida, faço o seguinte:

  1. Seleciono a opção de multi destinos e coloco no primeiro trecho o bilhete que tenho interesse em pesquisar;
  2. Coloco como segunda opção algum trecho que eu sei que com certeza haverá disponibilidade em parceiras Star Alliance como por exemplo São Paulo ao Rio de Janeiro (ele sempre acha com a Avianca Brasil).
Formulário de pesquisa multi destino no site da ANA
Formulário de pesquisa multi destino no site da ANA

Os resultados aparecem por trecho em cada uma das telas. Quando você pesquisa diversas opções, vai montando o itinerário trecho a trecho conforme aparecem os resultados na tela:

Resultado de bilhetes multi destino no site da ANA
Resultado de bilhetes multi destino no site da ANA

Eu não costumo utilizar a ferramenta de voos ida e volta da ANA, pois se não há disponibilidade em algum dos trechos pesquisados, ele retorna um erro que não encontrou o itinerário. Ou seja, pode ser que tenha vaga na ida e não tenha na volta, mas ele só informa que não encontrou e você fica no escuro.

A melhor forma de encontrar disponibilidade é pesquisando trecho a trecho. Por exemplo, se você quer ir até uma determinada cidade que não tem voos diretos de sua cidade de origem, pesquise trecho a trecho cada uma das conexões, pois a chance de encontrar disponibilidade assim é maior. Apesar do sistema apresentar a disponibilidade real da StarNet, ele não visualiza rotas um pouco mais complexas. Pesquisando trecho a trecho, você elimina esse empecilho.

Após encontrar disponibilidade para a viagem desejada, marque corretamente as classes de serviço, números dos voos, datas e companhias aéreas. Depois é só ligar no call center do programa de fidelidade que você resgatará suas milhas e passar as informações aos atendentes. Aliás, esse é outro ponto que não posso deixar de comentar! O valor cobrado pela viagem vai depender de cada um dos programas da Star Alliance. Os valores que você visualiza no site da United e da ANA são os valores cobrados por estas companhias para emitir aquele bilhete. Para saber quanto seu programa de fidelidade cobrará, basta acessar o seu respectivo website e procurar pela “Tabela de resgates” (Award Chart).

Por fim, queria sinalizar que existem outras plataformas que permitem realizar suas buscas como o ConnetMiles, da Copa, e o Aeroplan, da Air Canada, porém todos precisam ser confirmados no site da ANA, já que ela é a única que disponibiliza 100% do inventário Star Alliance online.