Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

13
Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

Viajar ao redor do mundo é o sonho de muita gente, certo? Porém, ninguém está disposto a gastar uma fortuna em passagens aéreas e a opção passa a ser usar pontos ou milhas! Mas, por onde começar para planejar uma viagem de volta mundo com pontos?

Neste post, o terceiro da série, o Dymitri mostra uma das principais ferramentas que ele usa para pesquisar empresas aéreas e rotas para emissão de passagens com pontos. Porém, se você ainda não o fez, eu sugiro antes ler os seguintes posts para ter uma melhor compreensão do que discutimos aqui:

Parte 1: O que é uma viagem de volta ao mundo – clique aqui

Parte 2: Como planejar uma viagem de volta ao mundo – clique aqui

Nós gostaríamos de agradecer ao Dymitri por compartilhar este ótimo conteúdo conosco e sugiro também que vocês sigam o seu blog, o Viaje pra Valer.

A partir daqui, deixamos vocês nas mãos do Dymitri!

Viagem de Volta ao Mundo com Pontos – Introdução

Vou comentar a seguir acerca de um dos métodos que eu utilizo para verificar a disponibilidade de assentos possíveis de serem resgatados com milhas, nos voos que você encontra no Flight Connections, que foi tema da Parte 2 desta série de postagens.

Através do uso deste método, tenho certeza de que você economizará muito tempo e trabalho ao montar uma viagem de volta ao mundo com pontos, aproveitando a minha experiência neste tipo de emissão. Como o método a ser descrito não abrange todas as principais cias aéreas, na Parte 4 eu irei comentar acerca de outros métodos alternativos. Não farei isto nesta Parte 3 para não tornar esta postagem excessivamente longa.

Note que se você deseja comprar algum assento em um voo específico, ao invés de emití-lo com milhas, poderá ignorar boa parte do tutorial a seguir e ir direto ao site da cia aérea de interesse. Será válido para você, por exemplo, utilizar o método descrito aqui para acessar de antemão o mapa de assentos dos voos, caso deseje.

Como Encontrar Disponibilidade de Assentos com Milhas nos Voos de Interesse?

Existem diversas respostas para esta pergunta, de modo que a minha intenção aqui não é de forma alguma esgotar o assunto. Entretanto, vou comentar abertamente acerca de algumas estratégias que eu utilizo para buscar as disponibilidades de assentos nos voos que desejo.

Os métodos servem para qualquer classe (econômica, executiva e primeira classe), embora nos exemplos a seguir eu irei focar na busca de assentos em classe executiva e primeira classe.

Expert Flyer – A Melhor Ferramenta

Vou começar logo com o melhor site de todos: o Expert Flyer! Este incrível site vai te permitir, dentre outras coisas, acessar o banco de dados de assentos de várias cias aéreas, dos mais variados países, e o melhor: criar alertas de assentos, para ser alertado por e-mail assim que a disponibilidade desejada aparecer no banco de dados da cia aérea de interesse.

Não é fantástico?! Além disso, você também terá acesso ao mapa de assentos dos voos, podendo descobrir inclusive, baseado na configuração de assentos do mapa exibido, de qual modelo de assentos se trata. Por exemplo, conseguimos saber se a aeronave da Qatar Airways reservada para determinado voo está equipada ou não com a fantástica nova classe executiva deles, denominada de Qsuites, que é considerada a melhor classe executiva do mundo!

Por falar em Qsuites, quando eu for comentar sobre as minhas experiências na minha 1ª viagem de volta ao mundo com pontos que eu fiz, farei um relato completo sobre essa excelente classe executiva.

É válido ressaltar que para algumas cias aéreas não é possível visualizar a quantidade de assentos disponíveis para resgate com milhas, embora em alguns casos seja possível visualizar o mapa de assentos dos voos dessas cias aéreas. Por exemplo, infelizmente não é possível pelo Expert Flyer pesquisar por assentos na Latam, Qatar Airways e Cathay Pacific.

Desta forma, outros métodos serão discutidos na Parte 4 desta série de postagens, com o objetivo de superar esse “problema”. Aqui você pode acessar a lista de cias aéreas nas quais você pode buscar disponibilidade de assentos com milhas através do Expert Flyer.

Antes de começar a mostrar passo a passo como usar o Expert Flyer, que a partir de agora eu irei chamar apenas de EF, adianto o seguinte: a maioria das funcionalidades exibidas aqui estão presentes na versão paga, mas não se desanime ainda! Num outro artigo eu irei ensinar uma dica de ouro para diminuir o valor, ou até mesmo zerar completamente a cobrança para uso do site! Desta forma, passarei bem rápido pela parte gratuita do EF.

O que está Disponível na Versão Gratuita do Expert Flyer?

Ao se cadastrar na versão gratuita do EF e acessar a sua conta, a tela abaixo será exibida.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

Da figura acima, vemos então que a única funcionalidade disponível na versão gratuita do EF é a criação de alertas de assentos. Entretanto, só é permitido ter gratuitamente um alerta ativo por vez, e se você quiser adicionar mais alertas, o custo será de U$ 0,99 por cada um, o que não vale a pena!

Entretanto, você pode apenas iniciar a criação do alerta, mas sem concluí-lo de fato. Desta forma, indiretamente esta funcionalidade irá permitir que você tenha acesso ao mapa de assentos dos voos, conforme explicarei a seguir, de modo que esta é a única serventia da versão gratuita do EF, ao meu ver.

No 1º exemplo que será analizado, vamos simular a criação de um alerta de assento em classe executiva no dia 26/07/20 e para o voo QR 273, da Qatar Airways, entre Doha (código IATA: DOH) e Amsterdam (código IATA: AMS).

Conforme o mapa de assentos exibido abaixo, conseguimos descobrir que se trata da nova classe executiva da Qatar Airways, a famosa Qsuites. Sabemos disso por causa da disposição dos assentos, 1-2-1, conforme amplamente divulgado pela cia aérea na mídia, além de vermos quais assentos estão ocupados, bloqueados e livres.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

É válido ressaltar que não obrigatoriamente os assentos livres estão todos disponíveis para resgates com milhas! Logo, a simulação de criação do alerta serviu para basicamente 3 coisas:

  • Saber que se trata de um voo com a Qsuites
  • Que a aeronave planejada para o voo é um Airbus A350-1000
  • Saber que há assentos livres na classe executiva desse voo

O que está Disponível na Versões Pagas do Expert Flyer?

É nas versões pagas que o EF se mostra de fato uma ferramenta poderosíssima! Adianto que eu sou assinante da versão Premium do EF, que para mim é a que mais compensa. Na figura abaixo, exibimos os valores de subscrição das duas versões pagas do EF, além da tela inicial da versão paga.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

Conforme a figura abaixo, há várias funcionalidades interessantes no EF pago, mas vamos nos ater a explorar a aba “Awards & Upgrades“, na qual buscamos as disponibilidades de assentos nos voos propriamente ditos.

No exemplo que será analisado agora, imagine que eu quero voar de Chicago (código IATA: ORD) até o aeroporto de Narita (código IATA: NRT), em Tóquio, a bordo da 1ª classe da ANA (All Nippon Airways). Suponha também que irei realizar esse voo sozinho, então preciso de apenas 1 assento, e que pretendo voar no mês de março de 2021.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

Uma funcionalidade bem legal do EF é permitir fazer, com uma única busca, a varredura para o dia selecionado, três dias antes e também 3 dias depois, ou seja: com uma única busca, você já consegue visualizar 7 dias de uma só vez.

Desta forma, o que eu sempre faço é selecionar uma quarta-feira e pedir a busca para +- 3 dias, de modo que o EF buscará do domingo anterior até o sábado posterior. As figuras acima mostram como devem ser preenchidos os campos de busca para este exemplo descrito, além do resultado imediato.

Pelo exposto na figura acima, não há disponibilidade de assentos em 1ª classe no dia 03 de março de 2021. Porém, como pedimos para que a pesquisa fosse feita com +- 3 dias, reparem que existe 1 aba para cada um desses dias.

Ao abrirmos por exemplo a aba do dia 02 de março de 2021, bingo! Vemos então que há disponibilidade de pelo menos 1 assento na 1ª classe, no voo NH 11, conforme o objetivo da nossa busca. A figura abaixo exibe essa disponibilidade.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

Suponha agora que eu precise de 5 assentos em classe executiva para voar de Turkish Airlines entre o aeroporto de Ataturk (código IATA: IST), em  Istambul, e o aeroporto de Guarulhos (código IATA: GRU), no dia 04/01/21. As figuras abaixo ilustram como deve ser preenchida a pesquisa, bem como a tela de resposta.

Da figura abaixo, vemos que não há 5 assentos disponíveis no voo em questão. Vamos então clicar no link Refine Search, no canto superior esquerdo, alterar  a quantidade para 4 assentos e buscar novamente.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

O resultado está exibido na figura abaixo.

Da figura acima, vemos que há 4 assentos no voo desejado. Vamos então criar um alerta de assentos, para sermos avisados por e-mail caso apareça a disponibilidade de 5 assentos nesse voo, conforme desejado inicialmente.

Como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos

Para isso, clicamos no botão com um exclamação, no canto direito da tela. Basta então preencher o alerta com um nome de interesse, escolher a classe dos assentos pretendidos e a quantidade mínima que deve ser encontrada. Não deixe também de selecionar o campo “Have a test e-mail of this alert sent“, para que você receba um e-mail de confirmação de que o alerta foi criado com sucesso.

Feito isso, clique no botão Verify and Create. Pronto, agora você tem um alerta criado, e caso o EF ache 5 assentos disponíveis na classe executiva desse voo, para emissão com milhas, ele irá te informar por e-mail! Isto é uma mão na roda, não é mesmo?! Se você quiser ver o mapa de assentos do voo, basta clicar no botão com um assento, no canto direito da tela. As imagens (acima e abaixo) exibem o que acaba de ser descrito.

Há outras funcionalidades interessantes sobre o uso do EF nas versões pagas, mas que fogem do escopo desta postagem. Uma das mais interessantes, na minha opinião, é a análise de classes tarifárias dos voos.

Observação: Nós temos uma excelente análise desta funcionalidade a que o Dymitri se refere acima. Clicando aqui você pode acessá-la.

Algumas Palavras

Mais uma vez gostaríamos de agradecer ao Dymitri por compartilhar conosco esse excelente tutorial de como usar o Expert Flyer para planejar uma viagem de volta ao mundo com pontos.