Como verificar se seu e-ticket é válido? Sua passagem está confirmada?

14

[Estava participando de uma discussão em um fórum quando um dos participantes informou que havia comprado um bilhete extremamente em conta e estava com medo da venda não ter sido processada, pois havia comprado por uma OTA (Agência de Viagens Online).

Muitos informaram que ele deveria confirmar se havia recebido o e-ticket (Electronic Ticket) referente à viagem. Para quem não sabe, o e-ticket é a garantia da compra do bilhete aéreo, é com ele que você tem definitivamente a confirmação da viagem. O código de reserva (6 caracteres misturando números e letras) não serve como garantia de bilhete aéreo.

Muitas pessoas perdem dinheiro achando que já possuem o bilhete aéreo em mãos e saem reservando hotéis e passeios. Quando percebem que o bilhete não foi emitido (ou quando a OTA o cancela), despendem tempo e dinheiro (com taxas e multas) para cancelar suas reservas. Já vi acontecer várias vezes com quem compra passagens em agências como Decolar, SubmarinoViagens, Viajanet, principalmente quando o valor da passagem é bastante incomum. Por isso é sempre importante verificar que você recebeu o e-ticket referente à passagem comprada.

Dito isto, voltemos à dúvida do viajante. Ele respondeu informando que havia recebido o e-ticket por e-mail porém quando o digitava no site da companhia área que iria voar, recebia um status de inválido. Uma solução bastante interessante e simples dada pelos usuários foi que ele digitasse os dados do e-ticket no site SaudiAirlines.com. Não sei por qual motivo mas aparentemente este site consegue resgatar os dados de reserva de e-tickets de empresas aéreas de todo o mundo. Realizei um teste com uma viagem pela TAM que tenho em alguns dias e realmente retornou todos os dados completos!

Esta é uma dica valiosa pois muitas vezes, mesmo com o e-ticket em mãos, não conseguimos confirmar diretamente no site da companhia aérea se tudo está Ok. Veja como é simples o processo para visualizar seu bilhete:
[ul type=minus]

  • Primeiramente, acesse o site SaudiAirlines.com
  • Na página que abrir, clique em Manage Bookings, depois e-Ticket

SaudiAirlines - Verificar e-ticket

  • Preencha a informação nos campos disponíveis e pronto, se sua reserva estiver Ok, aparecerá na tela com todos os dados dos voos e passageiros.