Confirmado: A350 Fora dos Planos da Azul

4

Amigos, foi confirmado o que já havia sido noticiado há alguns dias atrás: o A350 está fora dos planos da Azul. A empresa protocolou o rascunho do prospecto de abertura de capital na BOVESPA e na Bolsa de NY, que contém o planto de frota da companhia.

O A350-900 XWB não entrou no rascunho entregue às autoridades. A empresa encomendou cinco aeronaves, sendo que duas foram repassadas para a Hainan Airlines, que pertence ao HNA, grupo com participação societária na Azul. Os restantes estão estocados na Airbus, ainda com destino indefinido.

Para os próximos 4 anos, a Azul tem uma expectativa de crescimento de 23% da sua frota que, passará de 123 para 151 aeronaves.

A empresa espera contar com 35 A320neo até 2020, ao passo que os Embraer e ATR permanecerão inalterados. Na verdade, haverá uma substituição de alguns antigos Embraer pelos novos E2. Haverá um aumento de 5 para 7 A330 na frota, que são os aviões que foram para a TAP no ano passado e estarão voltando com as cores da Azul.

Uma pena essa notícia dos planos da Azul. Já comentei aqui no blog que a empresa tem uma ótima rede doméstica, atendendo a cidades desprezadas pela GOL e LATAM, além de ter o melhor serviço de bordo das empresas brasileiras. Eu particularmente desejava a expansão internacional da Azul para fazer frente ao produto abaixo da média oferecido pela LATAM.