Conhecendo Hoi An e My Son no Vietnã – Uma decepção e uma surpresa!

Conhecendo Hoi An e My Son no Vietnã - Uma decepção e uma surpresa!

Dando sequência à minha viagem pelo Vietnã chegamos a Hoi An e My Son (leia-se me son). Nos hospedamos em Danang, dando-nos a possibilidade de fazer viagens curtas para ambos os destinos.

My Son, que é relativamente pouco conhecida, me surpreendeu bastante. Já Hoi An, parada obrigatória de todos os turistas que passam pela região, deixou a desejar. Siga lendo e você entenderá o porquê!

My Son no Vietnã

Ruínas em My Son

Vamos começar pelo que me surpreendeu – My Son. Para quem, assim como eu, não o conhecia, o My Son é um site com vários templos Hindus que foram erguidos pelos reis do povo Champa.

My Son é provavelmente um dos maiores sítios arqueológicos de toda a Indochina. No entanto, está praticamente todo destruído já que foi duramente bombardeado pelos americanos durante a Guerra do Vietnã.

Todo o complexo foi construído entre os séculos 4 e 14 e os templos são dedicados ao deus Shiva. É impressionante a riqueza de detalhes que se observa no que restou dos templos, principalmente quando se leva e conta o quão antigos eles são.

Templo em My Son

O site fica a mais ou menos uma hora de carro de Danang e, a não ser que você tenha alugado carro, é preciso ir com algum grupo de excursão ou guia particular. Agora prepare-se, por que é preciso caminhar muito e quando estivemos lá estava extremamente quente e úmido!

Detalhes dos Templos

Caso você decida visitar o site, eu recomendo antes ir no museu que existe em Danang dedicado à cultura Champa (Museum of Sa Huynh & Champa Culture). Depois, ao chegar no site arqueológico visite também o pequeno museu que existe na entrada do mesmo.

Templo em My Son

Isso te ajudará a compreender tudo o que você verá no sítio arqueológico. A visita ao museu em Danang e a My Son tomarão provavelmente quase o dia todo e depois de tanto calor, tudo o que você irá querer é tomar uma cerveja bem gelada!

Peças no Museu de My Son

Se a nossa guia em Hue foi uma das melhores, o de My Son foi o pior guia que já tivemos. O cara era muito preguiçoso e só andava por debaixo das árvores e basicamente não nos explicou nada.

Escultura no Museu de My Son

Embora eu tenha dito acima sobre visitar o museu em Danang primeiro. Nós estivemos lá depois de ir ao sítio arqueológico e quando meu amigo perguntou ao guia se havia algum museu com material extraído do site ele disse que não! 😐 Descobrimos o museu após fazer algumas buscas na internet.

Museu em Danang

Além disso, só visitamos o museu na entrada de My Son quando já estávamos indo embora e isso porque lhe dissemos que gostaríamos de ir lá. Deplorável!

Escultura do Museu em Danang

Hoi An

Hoi An é uma cidade bem turística e lembra as cidades praianas brasileiras com turistas circulando em shorts e chilenos por todo lado. Aliás, foi o local do Vietnã onde eu vi a maior quantidade de turistas ocidentais.

Restaurante em Hoi An

Como várias cidades no país, Hoi An tem um estilo colonial francês e muitas casas e estabelecimentos comerciais são de cor laranja.

Assim como My Son, Hoi An está há menos de uma hora de carro de Danang e tomamos um táxi a partir do nosso hotel até a cidade. O grande atrativo de Hoi An é o Festival das Lanternas (falo sobre isso logo abaixo), mas a cidade tem templos, mercados e alguns museus.

Ruas de Hoi An

Como queríamos conhecer um pouco da cidade, chegamos lá por volta do meio-dia e começamos explorar o local. Os mercados que vimos são bem parecidos com outros que já havíamos estado, porém não menos interessantes. Quanto aos templos, eu os achei bem bonitos e definitivamente valem a visita.

Dragões em Templo em Hoi An

Por ser uma cidade bem turística, como eu disse acima, vê-se algumas coisas no mínimo curiosas pelas ruas, como esses turistas passeando em fila nessas bicicletas pelo centro histórico da cidade.

Turistas Sendo Levados de Bicicletas

A todo momento se depara com algumas vietnamitas carregando algumas cestas de frutas nos ombros  e a abordagem é sempre a mesma. Chegam perto dizendo que é pesado e aí se você der corda, no próximo momento estará com o cesto nos ombros e tudo termina com elas pedindo dinheiro.

Mulheres com Cestas de Frutas

Hoi An e a Ponte Japonesa (Japanese Bridge)

Uma das principais atrações de Hoi An é a Ponte Japonesa, ou Japanese Bridge. Sua construção foi no século 18 e, segundo a história, ela foi erguida pelos japoneses para cruzar o pequeno braço de água e poder fazer comércio com os chineses que moravam do outro lado.

One of Vietnam's most iconic attractions, Hoi An's Japanese covered bridge dates back to the 18th century and is a beautiful historical piece of Japanese architecture. It is claimed that it was created by the Japanese then living in Hoi An as a way to reach the Chinese quarter across the water.
Ponte Japonese em Hoi An

Pois bem, a foto da ponte que eu vi no Lonely Planet é bem mais bonita que a ponte em si.

Hoi An e o Festival das Lanternas

O Festival das Lanternas é o principal atrativo turístico da cidade. Teoricamente ele acontece em determinadas datas do ano, mas me parece que na prática algo em menor escala acontece todos os dias.

Festival das Lanternas em Hoi An

Eu estava bem curioso para presenciar o festival, mas fiquei um pouco frustrado. Com certeza as luzes são bonitas e o entardecer deixa tudo muito mais especial.

Mas, os turistas parecem entrar em transe e começam a andar apressadamente pelas margens do rio tentando encontrar uma boa localização ou um barco para ver o festival a partir do rio.

Entardecer e o Festival das Lanternas de Hoi An

Já os vietnamitas por seu lado, começam a abordar os turistas por todo lado com o intuito de vender lanternas ou convencê-los a entrar em seus barcos. Fiquei com a impressão que todos ficam nesse corre-corre e esquecem as lanternas.

Lembrando que o melhor momento não dura mais que 30 minutos, pois assim que o sol se põe no horizonte o efeito já não é tão bonito.

Algumas Palavras

Como eu disse acima, My Son foi uma agradável surpresa e eu recomendo uma visita ao sítio arqueológico. Só espero que você não tenha um guia como o nosso!

Mercado em Hoi An

Já Hoi An, ou mais especificamente o Festival das Lanternas, me decepcionou um pouco. As lanternas e o entardecer são efetivamente uma bela combinação que merece ser vista. Mas o comportamento dos turistas e dos locais deixam um pouco a desejar!