O coronavírus e o cancelamento de passagens aéreas – Políticas da Gol, Latam, Azul e TAP

13
Coronavírus e o cancelamento de passagens áreas - Políticas da Gol, Latam, Azul e TAP

O coronavírus e o cancelamento de passagens aéreas têm sido uma fonte de dor de cabeça para todos aqueles que tinham viagens marcadas para o período entre março e maio.

Embora algumas empresas têm tentado facilitar a vida de seus clientes, os relatos de horas e horas esperando no telefone para ser atendido ainda são bastante comuns.

Neste post eu consolido a atual política de cancelamento das quatro principais empresas áreas que operam no Brasil. Note que as regras estão mudando constantemente e portanto, use os links fornecidos para ver as últimas atualizações diretamente no site das empresas.

Coronavírus e o cancelamento de passagens áreas – Gol

O coronavírus e o cancelamento de passagens aéreas - Políticas da Gol, Latam, Azul e TAP

Companhia segue com as operações, cumprindo os mais rigorosos padrões de segurança e confiante na mudança deste cenário. Mas se você optar por não viajar neste momento, confira as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:

Cancelamento e crédito

Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra.

Remarcação

Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso

Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Compre com tranquilidade

Caso queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

Ganhe tempo

Sugerimos que realize as modificações do seu voo e obtenha mais informações em nossos canais digitais, voegol.com.br e App GOL. A nossa Central de Relacionamento com Cliente 0300 115 2121 também estará à disposição, e priorizará os Clientes com voos marcados em até 72 horas.

Clicando aqui você pode ler as informações diretamente no site da Gol.

Neste link você pode ler a política de cancelamento de passagens da Smiles.

Coronavírus e o cancelamento de passagens áreas – Latam

Voos impactados por cancelamento, fechamento de fronteiras ou estado de emergência

Para os voos cancelados até 31 de maio de 2020, o cliente pode alterar uma vez a data da viagem, para o mesmo destino e na mesma cabine, sem custos ou pagamento de diferenças tarifárias, para voar até 31 de dezembro de 2020.

Se o voo tem data até 31 de março de 2020 e por alguma razão você não poderá comparecer ao embarque, não se preocupe. Você pode reprogramar sua viagem em outro momento. Sua passagem será automaticamente revertida em crédito de mesmo valor para ser utilizado em futuras viagens até 31 de dezembro de 2020.

Se o seu voo original tem data a partir de 1º de abril de 2020 e você ainda não definiu quando poderá viajar, entre em contato com a gente antes da data de início da sua viagem original. Sua passagem será revertida em crédito de mesmo valor para ser utilizado em futuras viagens até 31 de dezembro de 2020.

Demais voos não impactados por cancelamentos

Se você comprou a sua passagem até 14 de março de 2020 e a data do seu voo é até 30 de abril de 2020, você pode alterar uma vez sua passagem, sem multa, pagando apenas a diferença de tarifas, quando houver, para voar até 31 de dezembro de 2020.

Se o seu bilhete foi comprado entre os dias 15 e 31 de março de 2020, você pode alterar a sua reserva sem multas, pagando apenas a diferença tarifária, quando houver, para voar até 31 de dezembre de 2020.

Se você ainda não definiu quando poderá viajar, entre em contato com a gente antes da data de início da sua viagem original. Sua passagem será revertida em crédito de mesmo valor para utilização em viagens futuras até 31 de dezembro de 2020.

Clicando neste link você pode acessar as informações diretamente na página da Latam. Note que os procedimentos acima se aplicam também a passagens emitidas com pontos Latam Pass.

Coronavírus e o cancelamento de passagens áreas – Azul

O coronavírus e o cancelamento de passagens aéreas - Políticas da Gol, Latam, Azul e TAP

Abaixo seguem as regras de cancelamento e remarcação de voos da Azul

Voos domésticos

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo:

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração porém sujeito à diferença tarifária se houver desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020.

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Voos Internacionais

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020.

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Neste link você acessa a página da Azul com todos os detalhes.

Coronavírus e o cancelamento de passagens áreas – TAP

A última atualização data das 08:35h do dia 18 de março de 2020.

Devido à atual situação do Coronavirus (COVID-19), ampliamos a possibilidade de remarcação do seu voo, sem o pagamento da taxa de alteração associada, para qualquer rota TAP e para qualquer data de viagem.

A partir de agora, a alteração da reserva poderá ser feita até 24 horas antes da partida do seu primeiro voo, remarcando a nova viagem para qualquer destino e iniciando a viagem até 31 de dezembro de 2020.

Em alternativa, reembolsamos na íntegra o valor pago na aquisição do bilhete, através da emissão de voucher, enviado por e-mail, com validade de um ano, para utilização numa viagem futura à escolha.

Para bilhetes de milhas, compradas no âmbito do Programa TAP Miles&Go, também poderá pedir a alteração sem pagamento da taxa de alteração. No caso de pedir o reembolso, todas as milhas serão devolvidas para a Conta de Cliente e todos os valores pagos em dinheiro serão reembolsados com emissão de voucher, sem cobrança de taxa de cancelamento.

Aqui você acessa o site da TAP com todos os detalhes.

Algumas Palavras

O coronavírus e o cancelamento de passagens aéreas têm sido uma fonte de dor de cabeça! Vejo que na medida do possível, uns de um modo mais fácil que outros, estão oferecendo a possibilidade de remarcar ou cancelar a viagem.

Assim como tenho visto em outras empresas aéreas, nenhuma das cias está devolvendo dinheiro ao cliente. Todas estão oferecendo um crédito e isso é provavelmente uma maneira que encontraram de manter algum caixa. É certo? Eu particularmente preferiria ter o meu dinheiro de volta, mas …

Para Saber Mais

Clique aqui para acessar a nossa central de notícias sobre o coronavírus.