Amigos cariocas, pesquisando voos para o segundo semestre de 2017 com a American Airlines, percebi que a empresa fez um “downgrade” de aeronaves operando a rota Rio de Janeiro – NY. No lugar do B772 modernizado atualmente em uso, a AA vai utilizar o B767 no período entre 22 de agosto e 14 de dezembro de 2017.
A classe executiva do B767 tem a configuração 1-2-1 com todos os assentos tendo acesso direto ao corredor.
Já a econômica vem na configuração 2-3-2.
O modelo dos assentos da executiva dessa aeronave são muito diferentes do B772, B77W e B787. Não há tela de entretenimento individual para a executiva. No seu lugar, a American oferece tablets da Samsung com filmes, séries, jogos e música.


Eu já viajei nessa cabine entre Paris e NY e a experiência foi muito aquém do esperado de uma classe executiva. O design das mesas é péssimo. Eu e alguns outros passageiros tivemos que pedir ajuda dos comissários para abrir e fechar a mesa, só para vocês terem uma ideia.


Ao escolher o assento das janelas, o passageiro da classe executiva deve saber que, nas fileiras com numeração par o assento fica mais perto da janela, ao passo que aqueles das fileiras ímpares, o assento fica mais perto do corredor, como esse abaixo.


Em termos de classe econômica, a chamada main cabin extra está localizada nos assentos 12 e 13.


A classe econômica regular fica na última seção do avião. A única vantagem desse avião é que os assentos são mais largos do que aqueles das aeronaves mais modernas. E só.


Atenção! Não há tela de entretenimento individual nesses aviões! Viajar na classe econômica dessa aeronave é entrar no túnel do tempo e voltar direto para os anos 80, pagando preço de 2017.


Ou seja, reflitam muito antes de comprar uma passagem cara para uma viagem que vocês já sabem que não vai ser boa antes mesmo do embarque.