9 dicas do que fazer em Hanói

0
7 Dicas do que fazer em Hanói

Como todas as grandes cidades, a capital vietnamita oferece uma variedade de atrações para todos os gostos. Nesse post eu compartilho 9 dicas do que fazer em Hanói, que devem o suficiente para manter alguém ocupado por quatro dias, o que foi o meu caso.

Assim como em qualquer outro destino, o segredo e perder-se pelas ruas da cidade e em especial no Bairro Antigo. Lá, ou nas suas proximidades, se concentram a grande maioria das atrações de Hanói.

Lago Hoan Kiem

Por estar situada entre diferentes rios, Hanói tem muitos lagos. Porém, um dos mais importantes que deve estar em sua lista do que ver e fazer na cidade é o Lago Hoan Kiem, que fica do lado do Bairro Antigo.

9 Dicas do que fazer em Hanói
Portões que levam ao templo de Ngoc Son

Para quem conhece São Paulo, o Hoan Kiem é para os vietnamitas o que o Parque do Ibirapuera é para os paulistanos. Uma área verde no coração da cidade para passear e se exercitar.

Templo Ngoc Son

Ao caminhar pelas margens de Hoan Kiem, não deixe de visitar o templo chamado Ngoc Son que fica numa ilhazinha. A ligação entre a margem do lago e o templo é através de uma ponte vermelha em estilo vietnamita.

Antes de chegar ao templo, tire uma foto no portão principal! E no interior do templo você verá uma tartaruga gigante que também chama muito a atenção.

9 Dicas do que fazer em Hanói
Tartaruga gigante

Segundo a lenda, um imperador vietnamita expulsou os chineses do país com uma espada recebida dos céus. Tempos depois a mesma se perdeu e foi devolvida ao imperador por uma tartaruga.

Mercados

Não importa se você estiver começando ou terminando em Hanói a sua viagem pelo Vietnã, visitar os mercados da cidade é outro item que deve estar na sua lista.

Um dos mercados mais interessantes para se visitar é o Dong Xuan, que é o maior da cidade e vende um pouco de tudo. A variedade de produtos vai de alimentos frescos, vestuário a lembrancinhas baratas.

Vendedora de frutas próxima ao mercado Dong Xuan

Todavia, fique de olhos abertos, pois tão interessante quanto o interior do mercado é o seu entorno com os seus vendedores ambulantes e suas cestas de frutas.

Mausoléu de Ho Chi Minh

Eu não poderia escrever dicas do que fazer em Hanói sem incluir uma visita ao Mausoléu de Ho Chi Minh. Infelizmente, quando estivemos na cidade o mausoléu estava fechado para visitação e só descobrimos isso quando já estávamos lá!

9 Dicas do que fazer em Hanói
Mausoléu de Ho Chi Minh

Ao visitar o mausoléu você terá a chance de ver o corpo preservado de Ho Chi Minh. Porém, há mais para ver já que do lado do mausoléu há uma espécie de museu que mostra alguns detalhes da vida de Ho Chi Minh, inclusive a pequena casa onde ele viveu por algum tempo.

Catedral de São José

O catolicismo, influência dos francês, é uma das religiões do Vietnã e em todas as cidades você sempre encontrará uma bela igreja para se visitar. Em Hanói, a principal igreja católica é a Cathedral de São José (St Joseph Cathedral).

Frente da Catedral de São José

A construção data de 1886 em estilo neo-gótico. O que chama a atenção são as duas torres com seus sinos e os vitrais.

9 Dicas do que fazer em Hanói
Interior da Catedral de São José

Tempo da Literatura

Templo da Literatura em Hanói

Se você tiver que escolher apenas um templo para visitar em Hanói, eu sugiro ir ao Templo da Literatura (Temple of Literature). O mesmo foi fundado em 1070 e até hoje atraí estudantes que vem operar e pedir para se sair bem em seus exames.

9 Dicas do que fazer em Hanói
Templo da Literatura

O templo também é um destino popular dos recém-graduados para tirar fotos de formatura.

Prisão Francesa

A Prisão Francesa (Hoa Lo Prison) é hoje um museu, mas foi realmente uma prisão usada pelos franceses. O objetivo atual do “museu” é mostrar a brutalidade com quem os franceses tentaram barrar o movimento de independência vietnamita.

Cela no interior da Prisão Francesa com réplica de detentos

Como é de se esperar, a propaganda política é bem intensa em tudo que se vê por lá. Não espere sair de lá sorrindo.

Memorial na Prisão Francesa

Museus

Como vida de turista que ver o máximo de tudo é sempre corrida, nós escolhemos apenas dois museus para visitar com base em alguns reviews que lemos e acho que foram escolhas acertadas. O primeiro museu que visitamos foi o Fine Arts Museum.

Peça em exposição no museu de Fine Arts

Já o segundo museu que visitamos foi Vietnam Museum of Ethnology. Confesso que a embora os reviews faxlavam bem, eu estava bem reticente e com a impressão de que eu não iria gostar.

Exemplo de uma casa no museu

Todavia, o passeio foi ótimo e acabamos ficando no museu umas três horas perambulando pelas diferentes exibições das minorias étnicas do Vietnã. Um ponto algo com certeza são as réplicas (em tamanho real) das casas de diferentes regiões do país.

Rua das Cervejas

Como turista também tem seus momentos de diversão, eu não poderia deixar de incluir nas dicas do que fazer em Hanói uma visita à rua das cervejas (Ta Hien Street). A rua em si não tem nada de mais.

Rua das Cervejas

Tudo se resumo a um aglomerado de bares no Bairro Antigo que fica intransitável durante a noite. Turistas e locais invadem a rua e disputam espaço com carros e motos. Apesar da loucura, vale a pena uma visita … e tomar uma ou mais cervejas, claro!

Dicas do que fazer em Hanói – Outros passeios e compras

Dependendo de quantos dias você tenha disponível, vale a pena fazer uma visita ao Bairro Frances (French Quarter). Lá estão as embaixadas, principais prédios governamentais e também as melhores residências de Hanói. Por lá você encontrará também as melhores lojas e restaurantes da cidade.

Bairro Francês

Falando em compras, mas algo um pouco mais acessível. Ou simplesmente uma lembrancinha para levar de recordação, o seu destino deve ser o Bairro Antigo.

Agora a regra por lá é pechinchar e nunca comprar na primeira loja que você entrar. Digo por experiência que o preço varia consideravelmente de uma loja para outra.

Eu usando o Google Translate para negociar

Eu cheguei a usar o Google Translate para negociar a compra de três pequenas estátuas de madeira dos deuses da prosperidade, status e longevidade. Não sei se fiz um bom negócio, mas consegui um desconto de 15%!

Algumas Palavras

Essas são as minhas dicas do que fazer em Hanói, mas lembre-se que a cidade tem muito mais que isso a oferecer. Tudo depende de quanto tempo você tem disponível.

Eu cobri o roteiro acima em quatro dias e acho que foi o suficiente para ver as principais atrações com calma.

Para Saber Mais

  • Clicando aqui você poderá ler todos os detalhes da minha viagem pelo Vietnã.
  • Clique aqui para ler sobre outros destinos em nosso site.
  • Nesse link você pode conhecer um pouco da história de Hanoi.