Entenda a diferença entre classe de reserva e classe tarifária

18
Entenda a diferença entre classe de reserva e classe tarifária

Se você viaja frequentemente é bom entender a diferença entre classe de reserva e classe tarifária, pois em certos casos isso pode impactar a sua vida. Mas, imagino que ao ler isso alguns devam estar se perguntando do que eu estou falando, certo?

Vamos lá entender para que servem e quais as suas diferenças!

Classe de reserva

Um avião, como um B777-300 da British Airways é dividido em quatro classes:

  • Primeira (F)
  • Executiva (J)
  • Premium Economy (W)
  • Econômica (Y)

E as letras que eu coloquei entre parênteses denotam cada uma dessas classes de reserva. E para deixar claro, quando eu me refiro a uma classe de reserva eu estou me referindo à cabine em que você viajará.

Se você comprou um bilhete na classe executiva, a sua classe de reserva é a J. Algumas empresas aéreas inclusive mostram isso no cartão de embarque.

Classe tarifária

Agora vamos começar a complicar as coisas um pouco, pois até aqui tudo está bem simples!

Você já deve ter se dado conta que passagens em classe econômica, por exemplo, podem ter preços diferentes dependendo da data que você as compra. Via de regra, quanto antes você comprar, mais barato você pagará. E é aqui que entram as classes tarifárias.

A British Airways, por exemplo, têm as seguintes classes tarifárias:

  • Econômica: G, O, Q, V, S, N, M, L, K, H, B, Y
  • Premium Economy: T, E, W
  • Classe Executiva: I, R, D, C, J
  • Primeira Classe: A, F

Digamos que você tenha comprado a sua passagem com seis meses de antecedência e a sua classe tarifária é G. Dois dias antes da viagem, eu compro uma passagem para o mesmo voo que já está praticamente cheio e nesse caso a minha classe tarifária será a Y.

Seguramente meu bilhete terá custado bem mais que o seu! Para “compensar”, provavelmente o meu bilhete terá mais flexibilidade que o seu em termos de cancelamento, remarcação e reembolso.

E tem mais complicação! Embora essas sejam as classes tarifárias da British Airways, isso não quer dizer que elas estão disponíveis em todos os voos – principalmente na classe econômica. É bem improvável que a British Airways não disponibilize as tarifas G, O, Q e V, por exemplo, duas semanas antes do Natal para voos entre Londres e São Paulo.

A empresa sabe que haverá uma grande procura para esse período do ano e já abre o voo para venda apenas com as classes tarifárias mais altas. Além disso, mesmo nos voos onde todas as classes tarifárias estão disponíveis, a empresa tem mecanismos para controlar a quantidade de assentos em cada classe tarifária de acordo com a demanda.

Entenda a diferença entre classe de reserva e classe tarifária – Impacto

Agora que você já entende a diferença entre uma e outra é hora de olhar como elas podem te impactar como passageiro – além do preço. E aqui entra a nossa vida de passageiro frequente e milheiro!

Como esperado, quando mais barato o bilhete, menos pontos se acumula. Mais uma vez voltando ao exemplo da British Airways, veja quantos avios é possível acumular em cada uma das classes tarifárias acima:

  • Econômica super barata: Q, O, G – 25% dos Avios da distância voada
  • Econômica barata: K, L, M, N, S, V – 50% dos Avios da distância voada
  • Econômica flexível: Y, B, H – 100% dos Avios da distância voada
  • Premium economy mais barata: E, T – 100% dos Avios da distância voada
  • Premium economy flexível: W – 100% dos Avios da distância voada
  • Executiva mais barata: R, I – 150% dos Avios da distância voada
  • Executiva flexível: J, C, D – 250% dos Avios da distância voada
  • Primeira classe mais barata: A – 250% dos Avios da distância voada
  • Primeira classe flexível: F – 300% dos Avios da distância voada

Ja no caso da Latam, por exemplo, a metodologia para acúmulo de pontos ignora totalmente a classe tarifária. É levado em consideração o valor da sua passagem em dólares (descontando-se taxas e impostos) e o seu status no Latam Pass. Quanto maior o status, maior o fator de multiplicação.

Porém, existe sim um cenário onde a Latam leva a sua classe tarifária em consideração e isso é no momento de te conceder os pontos no Latam Pass quando você viajou em uma empresa parceira.

Veja como a Latam traduz, em pontos, a classe tarifária de um voo que você faz com a British Airways:

Note que isso varia de empresa para empresa e pode inclusive mudar de tempos em tempos. Normalmente, essa informação estará disponível no site da empresa aérea na qual você irá acumular os seus pontos.

Onde encontrar a classe tarifária do seu bilhete

Em 99% dos casos, a letra da sua classe tarifária estará disponível em algum lugar no seu e-ticket. Leia com atenção que você o encontrará e em último caso, ligue para a empresa aérea que eles te dirão exatamente.

Onde encontrar a classe tarifária de diferentes empresas aéreas

Uma das fontes mais simples para se localizar essa informação, que eu conheço, é o Expert Flyer. Porém, é preciso ser assinante do serviço premium para ter acesso aos detalhes que mostro abaixo.

[ATUALIZAÇÃO] Existe uma ferramenta gratuita chamada BCD Travel, a qual o Paulo tratou neste post aqui, que fornece a mesma informação do Expert Flyer. A diferença é que ela é um pouco mais “engessada”, porém disponibiliza a informação sem necessidade de pagamentos.

Selecione a opção “Flight Availability Search” e entre os detalhes necessários. Por exemplo:

  • Origem (Departing Airport): GRU
  • Destino (Arriving Airport): LHR
  • Data da partida (Depart Date): 10 de junho
  • Empresa aérea (Airline): Latam

Ao fazer a pesquisa acima, encontramos não apenas as classes tarifárias da Latam mas também a disponibilidade de assento em cada classe tarifária.

Note que os sistema também mostra rotas com conexão. No exemplo acima, a primeira opção é do voo direto. Baseado no que vemos no Expert Flyer, a Latam tem as seguintes classes tarifárias:

  • Executiva: Z, I, D, C, J
  • Econômica: E, A, G, O, Q, N, S, X, V, L, M, K, H, B, Y

O B777-300 que atualmente voa para Londres tem a cabine antiga e ainda não apresenta premium economy. O número logo depois da letra mostra quando assentos estão disponíveis na classe tarifária em questão. O máximo que o sistema mostra é 9, o que quer dizer que há 9 ou mais assentos na classe tarifária.

Veja as classes tarifárias da Gol para voos internacionais.

Entenda a diferença entre classe de reserva e classe tarifária

Aqui temos as classes tarifárias da Azul, igualmente para voos internacionais.

Entenda a diferença entre classe de reserva e classe tarifária

Classe tarifária para bilhetes prêmio

Um outro detalhe que é importante saber, e que o Expert Flyer também mostra, é a classe tarifária para emissões de bilhetes prêmio. Veja alguns exemplos abaixo:

  • British Airways – Z (primeira class), U (classe executiva), P (econômica premium) e X (classe econômica)
  • Lufthansa – O (primeira classe), I (classe executiva), X (classe econômica)
  • Avianca – I (classe executiva), X (classe econômica)
  • Latam – D (primeira classe), U (classe executiva) e T (classe econômica)

Já no caso da Gol e Azul, ambas não tem uma classe fixa, porém disponibilizam as seguintes classes para as empresas parceiras quando os clientes dessas querem emitir bilhetes prêmios com as brasileiras.

  • Gol – X (classe econômica)
  • Azul – R (classe executiva) e V (classe econômica)

Especificamente para a United, a Azul disponibiliza T (classe executiva) e Z (classe econômica)

Algumas Palavras

Espero que a explicação acima seja útil para aqueles que precisam descobrir qual a sua classe tarifária e também entender melhor quantos pontos irão acumular em um bilhete pago.

Em algumas empresas, a classe tarifária também é usada nos upgrades. Por exemplo, quem compra a econômica mais barata pode não ter direito a fazer upgrade para a econômica premium, ou executiva caso a econômica premium não esteja disponível.

Para Saber Mais

Uma outra informação importante que é sempre bom ter à mão é o localizador da tua reserva. Nesse post explicamos como encontra-lo.