Direto da Europa: Bar, Ristorante, Osteria, Tratoria …. errmmm … eu só quero comer!

25
Direto da Europa: Bar, Ristorante, Osteria, Tratoria .... errmmm ... eu só quero comer!

O Direto da Europa de hoje vai para a cozinha … ou quase!

A culinária na Europa é um assunto delicado, motivo de discussões acaloradas entre diferentes regiões. Isso porque, o velho continente é o lar de um vasto cardápio, rico em sabores e que se misturam com culturas e tradições muito antigas. Não digo ser por preferência, maaaas … vamos falar da Bella Itália!

Quando você está na Itália e bate aquela fome e começa a procurar um lugar para comer e vê bares, ristorantes, osterias e tratorias, sabe qual a diferença entre eles? Não? Worry not … vou explicar!

Por aqui, sempre começamos a nossa giornata acompanhados por uma xícara de café!

Bar

Embora o nome seja idêntico ao local frequentado por boêmios no Brasil, aqui na Itália o bar é onde fazemos a refeição mais desejada pela maior parte da população: Colazione, ou café da manhã.

O café da manhã típico, digo, aquele do dia-a-dia dos Italianos, consiste em:

  • 1 xícara de café (expresso/macchiato/cappuccino entre vários outros)
  • 1 cornetto, mais conhecido no Brasil como croissant, “vazio” ou recheado (creme, chocolate, geléia de frutas, creme de pistache, etc) mas sempre doce.

Esse simples, mas muito saboroso desjejum, custa aproximadamente 2€.

Agora que já esquentamos a nossa barriga, ou pensamentos, vamos dar um giro virtual pela cidade e escolher onde faremos as nossas próximas refeições!

Ristorante

Entende-se como um ristorante qualquer tipo de culinária servida, seja ela brasileira, asiática ou italiana. A característica principal está na formalidade, tratando-se de um ambiente mais refinado (ambiente, bebidas ofertadas e pratos requintados).

Osteria

Em regra trata-se de um ambiente informal, rústico e com poucas opções em seu cardápio, porém praticamente todos os itens ofertados, inclusive os vinhos, são de origem/produção local (daquela cidade ou região).

Antigamente a Osteria era um local onde se poderia comer e encontrar alloggio (albergue).

Trattoria

Quando em território Italiano, entende-se como um restaurante típico do local em que você está, palco onde a tradição é contada através dos pratos preparados em um ambiente informal, porém aconchegante.

No Brasil, geralmente a Trattoria escolhe uma determinada região para “contar a sua história”, mas também temos aquelas em que podemos encontrar um pouquinho de cada região.

Os Pratos

Ufa! Podemos comer?

Para o pranzo (almoço) ou cena (jantar), você poderá escolher entre uma das opções acima para se sentar, mas tenho certeza de que nenhuma delas o decepcionará.

O que é o “ Menù Completo”?

É composto de:

  • Primo Piatto – Pasta, risotto ou zuppa (Sopa)
  • Secondo Piatto – Carne ou peixe
  • Contorno – Salada ou verdura (sendo essa grelhada ou ao vapor)
  • Dolce – Deixe a sua imaginação o levar, mas eu sugiro o Tiramisù

Depois de tanta comilança, nada melhor do que passear pela cidade e sentar-se ao por do sol para um bom e merecido aperitivo, conhecido por nós brasileiros como Happy-Hour, consiste em:

Aperol Spritz
Espumante
Cerveja
Bebida sem álcool

Normalmente vão acompanhados de uma pequena porção de batatas chips, amendoim e azeitonas, geralmente servidos de cortesia ao se pedir a bebida.

Algumas Palavras

Será que ajudei a esclarecer alguma coisa ou os confundi ainda mais?

Por último, se vocês tem interesse em ler algum assunto específico aqui no Direto da Europa, deixe sua sugestão nos comentários!

Nossos intagrams: Thales e Pontos e Viagens

Maxmilhas