Direto da Galley: Estou na porta 5R

8
Direto da Galley: Estou na porta 5R

O Direto da Galley de hoje é técnico! Ser comissária não é apenas uma profissão, mas um estilo de vida! Verdade pura e absoluta, a vida de quem voa é diferente. Nos acostumamos a trabalhar quando todos dormem, e dormir quando todos trabalham.

Saiu a escala?

Perguntas sequenciais automáticas acontecem: para onde vai voar, com quem, qual aeronave?

No 747-400 quando eu comecei minha vida de voadeira, éramos 16 tripulantes, distribuídos nas 5 portas e mais o upperdeck, já no A319 são apenas 3 tripulantes! Mas independente do tamanho do avião, uma tripulação é uma equipe de vôo e é isso que garante que o serviço seja eficiente e seguro.

As posições que os comissários ocupam para a decolagem e pouso são determinada no  briefing (reunião) que acontece antes do primeiro vôo do dia e a escolha é por senioridade, ou melhor, pela data do crachá.

Essas posições são identificadas por números, mas o pessoal do cockpit prefere que você fale seu nome e sua posição em relação às portas se precisar contatar a cabine de comando. Ex: Rosane, porta 5R (direita), provavelmente se eu falar que sou a posição 10, o comandante não vai ter idéia de onde estou falando. A comunicação tem que ser clara e assertiva. Coisas de segurança!

Em todos os aviões, as tarefas também são determinadas de acordo com a posição que o tripulante está trabalhando. É tudo programado pela cia aérea para otimizar o tempo e a qualidade do serviço a bordo.

Quem monta o trolley, quem vende, quem recolhe o serviço, quem cuida dos menores desacompanhados, se tem algum VIP a bordo, alguém com necessidades especiais que mereça um pouco mais de atenção e por aí vai … a coreografia acontece em todos os vôos, em todas as aéreas de todo o mundo.

Como eu comentei antes, é um estilo de viver a vida, seja dentro do avião ou fora dela.
Voar é minha paixão e hoje me entristeço pelos milhares de tripulantes que assim como eu, perderam suas asas.

Vem vacina para todos, traz de novo a aviação para nossas vidas! E você, está com saudades de voar?

Para Saber Mais

Neste link você encontra todos os artigos do Direto da Galley e aqui você acompanha a Rosane no Instagram.

Caso você queira ler algum assunto específico no Direto da Galley, deixe sua sugestão nos comentários.

Maxmilhas