Dúvidas sobre a prorrogação do status no Smiles

10
Alguns leitores tiveram dúvidas sobre a prorrogação de status no Smiles
Alguns leitores tiveram dúvidas sobre a prorrogação de status no Smiles

O Smiles, em virtude da pandemia, prorrogou o status de seus clientes até 2022, conforme noticiado aqui em abril de 2020 (clique aqui para refrescar a memória). Os esclarecimentos foram prestados pela empresa em uma página dedicada em seu site (clique aqui para acessar).

Entretanto, alguns leitores relataram algumas dúvidas quanto a essa prorrogação, já que acreditaram que os pontos qualificáveis acumulados em 2020 seriam mantidos.

Como funciona a prorrogação de status no Smiles

A prorrogação se deu em função da pandemia e seu impacto nas viagens aéreas. Na verdade, houve quase que uma paralisação total dos voos durante alguns meses de 2020.

Assim, na impossibilidade de seus clientes acumulares pontos e trechos qualificáveis durante uma boa parte do ano, nada mais justo do que mantê-los no mesmo status durante mais um ano.

Assim, quem era Diamante em 2020, com validade até 2021, teve seu status prorrogado até 2022.

E foi somente esse o ajuste feito pelo Smiles.

Em momento algum a empresa afirmou que os pontos e trechos qualificáveis de 2020 seriam mantidos em 2021. Ou seja, no dia primeiro de janeiro de 2021, todos os clientes tiveram as suas contas zeradas.

Isso porque a partir de agora começa a contar o período aquisitivo de status que valerá até 2023. Assim, vamos supor que um cliente sem status voe 30 trechos em janeiro e fevereiro de 2021. Ele será cliente Diamante durante o restante de 2021, durante 2022, e até março de 2023.

Alguns clientes ficaram chateados porque conseguiram voar o suficiente para manter o status sem necessitar da prorrogação. Nesse caso, seria interessante o Smiles prorrogar o status desses clientes até 2023 … fica a dica! 🙂

Algumas Palavras

Sempre há dúvidas quando as regras dos programas de milhas são alteradas, e não seria diferente nesse caso. A medida do Smiles foi justa já que atendeu a toda a sua base de clientes.

Aqui no Brasil, o LATAM Pass e o TudoAzul tomaram a mesma iniciativa. No exterior, os programas de milhas oscilaram entre a prorrogação e a facilitação da manutenção o aquisição de status.

Maxmilhas