Empresas aéreas – Vamos falar da taxa de combustível dos nossos bilhetes?

13
Empresas aéreas - Vamos falar da taxa de combustível dos nossos bilhetes?

Falar sobre a taxa de combustível com as empresas aéreas nesse momento, onde a covid-19 está assolando a indústria de viagens, é como falar com pedras. Mas, nada nos impede de reclamar. Certo?

Porém, como muitos leitores não são familiarizados com o assunto, vamos começar explicando o que é essa tal taxa.

Taxa de combustível – Definição

A taxa de combustível é uma taxa cobrada por empresas aéreas para cobrir variações regionais ou sazonais relativas aos custos dos combustíveis. Você pode conferir a definição em inglês aqui.

A  taxa começou a ser introduzida há anos atrás como parte de uma ação das empresas aéreas na tentativa de minimizar o impacto da escalada do preço do petróleo.

A perversidade da taxa

Para nós, que acumulamos milhas ou pontos, a taxa de combustível é duplamente perversa. Explico!

A primeira perversidade vem do fato de ser uma taxa. Para as empresas aéreas que concedem pontos e milhas baseado no custo do bilhete, todas as taxas e impostos são  normalmente excluídas de quantos pontos o cliente irá acumular. Portanto, nós nunca ganhamos pontos sobre o valor da taxa.

A segunda perversidade nos atinge na emissão de uma passagem com pontos. Novamente, por ser uma taxa nós somos obrigados a pagá-la mesmo quando estamos emitindo as nossas merecidas passagens prêmio.

Qual o valor a ser pago?

A Bia escreveu este ótimo post onde ela explica detalhadamente como identificar e quanto teremos que pagar de taxa de combustível. Vale lembrar que nem todas as empresas cobram essa taxa e, inclusive, alguns países não permitem a cobrança.

Veja o exemplo de um voo da British Airways, em classe executiva, entre Londres e Kuala Lumpur, por exemplo.

Neste caso, a British Airways cobra R$2.290,64 de taxa de combustível que é normalmente identificado pela letras YQ. Para finalizar, vale notar também que a taxa varia de uma empresa pela outra.

Hora de discutir a taxa de combustível

Enfim, feitas a explicações e mostrado como identificar a taxa de combustível, vamos ao assunto fim desse post!

Como todos devem ter visto, devido a covid-19, o petróleo raramente esteve tão barato como atualmente, chegando a ter preço negativo em alguns mercados.

Ora, se a taxa de combustível foi inserida no preço de nossos bilhetes como uma espécie de amortecedor, num momento onde o petróleo está baratíssimo, por que continuar cobrando essa taxa?

Algumas Palavras

Muitos devem ter visto na blogosfera brasileira e internacional nos últimos dias que a Emirates sinalizou que deixará de cobrar tal taxa (pelo menos nos bilhetes prêmio). Se isso efetivamente se concretizar, a empresa estará de parabéns.

E quanto as demais empresas, por que não seguir o exemplo?