Estados Unidos proíbem a entrada de passageiros vindos do Brasil – Mas não estamos fazendo a mesma coisa?

10
Estados Unidos proíbem a entrada de passageiros vindos do Brasil - Mas não estamos fazendo a mesma coisa?

Finalmente os rumores de que os Estados Unidos vetariam a entrada em seu território de passageiros oriundos do Brasil se confirmaram na noite de domingo. Todavia, ao contrário do que sugeriram alguns sites, a medida não é contra os brasileiros em específico.

O novo procedimento fala que qualquer cidadão que tenha estado no Brasil 14 dias antes de sua viagem para os Estados Unidos terá a sua entrada negada. Portanto, um brasileiro que vive em um país como o Canadá, por exemplo, entraria tranquilamente no país de Donald Trump

Segundo publicado no jornal Estadão, ainda poderão entrar tranquilamente nos Estados Unidos aqueles que possuem residência permanente, além de cônjuges, filhos e irmãos de americanos (menores de 21 anos) e de residentes permanentes. Estrangeiros que possuem visto específicos, como os que representam outros governos, também estarão excluídos da restrição.

Razões para os Estados Unidos Barrarem Passageiros do Brasil

Mas o que levou os Estados Unidos a adotarem tais medidas? Primeiro, sem a menor sombra de dúvida, é a vergonhosa maneira com que as autoridades brasileiras nas três esferas de governo têm tratado o caso. Alguém aí já ouviu falar em coordenação?

Segundo, e até certo ponto resultado da nossa falta de coordenação, é o fato da América do Sul, e em especial o Brasil, terem se tornado o novo epicentro global da pandemia com crescimento acelerado no número de infecções. E por último, mas não menos importante, Donald Trump está de olho nas eleições presidenciais de novembro.

Seguramente, ele foi aconselhado a tomar alguma atitude em relação a toda a má publicidade que tem saído do Brasil sobre o descontrole de como o problema está sendo gerenciado.

Brasil Proíbe a Entrada de Estrangeiros

A decisão dos Estados Unidos que proíbe a entrada de passageiros oriundos do Brasil está na primeira página de quase todos os jornais na manhã de hoje e a eterna … e massante … troca de insultos e palavrões entre os defensores da direita e da esquerda está a todo vapor nos fóruns de discussão e mídias sociais.

Porém, no dia 22 de maio o governo brasileiro publicou uma portaria proibindo a entrada de todos os estrangeiros no Brasil por 30 dias como medida para ajudar no combate à pandemia do covid-19. Leia todos os detalhes da portaria aqui.

Não me lembro de ter visto um terço do estardalhaço que estamos vendo agora. Mas, como diz o ditado, pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Algumas Palavras

Menos hipocrisia e mais ação, meu povo! Vamos focar no que realmente importa que é combater o covid-19 que tem prematuramente tirado a vida de muitas pessoas e castigado ainda mais o nosso já sofrido povo brasileiro.

Aproveito para agradecer ao Luiz que me avisou assim que a notícia apareceu na mídia americana.