A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Bônus de transferências de pontos

4
A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil - Bônus de transferências de pontos

Seguindo com a série de publicações em parceria com o Quero Viajar na Faixa sobre a evolução dos programas de milhas no Brasil, neste artigo falamos das famosas transferências de pontos entre programas.

Tão importante quanto maximizar o acúmulo de pontos, é transferi-los no momento adequado para que se consiga acumular a maior quantidade possível de milhas no programa onde planejamos emitir nossas passagens.

Confira abaixo quais os principais tipos de transferências de pontos que existem atualmente.

Transferência de Pontos Entre Programas de Pontos

Os pontos a serem transferidos têm duas origens possíveis. A primeira delas é o acúmulo através de compras do dia a dia nos cartões de crédito e a segunda é através dos clubes de pontos, como a Livelo, por exemplo. Nesta série nós já falamos de ambos.

Transferência de Pontos dos Cartões de Crédito

As transferências de pontos dos cartões de crédito são extremamente populares no Brasil e os bônus super generosos. Considerando-se o histórico deste ano, as bonificações das transferências de pontos dos cartões podem chegar até a 159%.

Aqui vale a pena fazer um parênteses e falar do cartão de crédito Pão de Açúcar Itaucard Platinum, ou mais comumente conhecido como PDA. Enquanto a maioria absoluta dos cartões de crédito usam o dólar para gerar pontos (o equivalente a 1 dólar gasto é igual a 1 ponto), no PDA temos o acúmulo de 1,0 ponto por real gasto.

Essa conversão de 1:1 é excelente. O único detalhe a levar em conta é que, com exceção do TudoAzul que converte os pontos na relação de 1:1, o Latam Pass e a Smiles o fazem na relação de 1:0,88 (deságio de 12%).

Transferências do Programa Esfera para o Iberia Plus

Um outro esquema de transferência de pontos bem particular e que pode ser muito vantajoso, dependendo dos objetivos do cliente, é a transferência de pontos do programa Esfera do Santander para o Iberia Plus da Iberia. Nesta transferência a relação é de 1:1, o que é excelente.

Só para colocar tudo em perspectiva, com 85 mil pontos no Iberia Plus e €50 em taxas é possível emitir uma passagem de ida e volta em classe executiva entre São Paulo ou Rio de Janeiro e Madri.

Note que normalmente não há bônus de transferência entre o Esfera e o Iberia Plus, mas a relação 1:1 mais que compensa esta falta de bônus.

Cartões de Crédito Co-Branded

Por último, temos os cartões de crédito co-branded, ou seja, aqueles em parceria com as companhias aéreas. Eles oferecem uma pontuação um pouco superior aos cartões de crédito tradicionais e alguns benefícios extras na cia aérea.

Mas em contrapartida, estes cartões nunca participam das transferências bonificadas, pois os pontos já são automaticamente transferidos para o programa da empresa aérea todos os meses. Além dos cartões Latam Pass, TudoAzul e Smiles, temos ainda o interessante cartão AAdvantage, ligado à American Airlines e emitido pelo Santander. Será que esses cartões co-branded valem a pena?

Promoções Bumerangue

Por último, devido às suas características únicas, falamos das promoções bumerangue de transferências de pontos. Nelas, o cliente transfere uma quantidade de pontos da Livelo para um programa de milhagens e, além do bônus de transferência, haverá um bônus sobre a quantidade de pontos que “retorna” para a conta do cliente na própria Livelo.

Neste caso, por exemplo, uma transferência de pontos da Livelo para o TAP Miles&Go rendia até 40% de bônus na TAP e outros 40% de volta na Livelo. Com isso, o bônus total da promoção chegava a 133%.

Algumas Palavras

No geral, é óbvio que as melhores promoções de transferências de pontos são aquelas que geram algum tipo de bônus nos programas de milhas. No entanto, a situação de cada um que irá definir qual a melhor para si.

Por exemplo, para uma pessoa que só viaja para a Europa, talvez as transferências do Esfera para o Iberia Plus, mesmo sem bônus, seja a melhor opção. Já para alguém que só tem interesse em viajar dentro do país, as transferências bonificadas possam ser a melhor opção.

No seu caso, qual opção te atende melhor?

Para Saber Mais

Para ler mais sobre esta série, clique nos títulos abaixo:

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Compras com cartões de crédito

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Clubes de pontos

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Compras de pontos

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Aplicativos de pagamentos

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Pagamento de boletos