A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Compras com cartões de crédito

2
A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil - Compras com cartões de crédito

Dando continuidade à nossa série de publicações sobre a evolução dos programas de fidelização no Brasil, em parceria com o Quero Viajar na Faixa, hoje falamos sobre compras com cartões de crédito.

No Brasil e no mundo, os cartões de crédito são peças fundamentais no acúmulo de milhas e pontos de qualquer milheiro. Além de trazer uma série de benefícios aos viajantes, eles convertem todas as compras em pontos, turbinando assim o seu acúmulo.

A título de curiosidade, embora o mercado de cartões de crédito do Brasil seja bem competitivo e desenvolvido, é nos Estados Unidos onde os clientes encontram os melhores benefícios. Isso se deve, principalmente os generosíssimos bônus de adesão que, em certos casos, passam de 100 mil pontos.

Compras com Cartões de Crédito

A partir deste ponto eu os deixo nas mãos capabilíssimas do Augusto, um expert em cartões de crédito! Aqui ele descreve quais os seus cartões de crédito favoritos e o por quê.

Cartões da Bandeira Elo

São os que oferecem as promoções mais agressivas: até 13,3 pontos por dólar em compras nos EUA, vinhos em Lisboa, Santiago e Buenos Aires, raspadinhas premiadas e descontos. Inclusive, em 2019 o Bradesco ofereceu anuidade gratuita na Black Friday.

American Express

O Amex The Platinum Card (TPC) permite utilizar Sala VIP em Congonhas depois do raio-X, e várias outras, inclusive uma dentro da Universal Studios em Orlando. Além disso, o Bradesco também ofereceu anuidade gratuita na Black Friday de 2019.

Cartões Santander

Além de pontuar pagando boletos, tem a melhor promoção que existe, Bateu Ganhou, 2x por ano (Leia mais sobre isso aqui). Durante 3 meses por semestre, a pontuação chega a triplicar se cumprir a meta (baseada na média de gastos). Assim, enquanto não rola a promoção deixo o cartão engavetado para diminuir a meta;

Apesar de participar menos das transferências bonificadas, o programa Esfera possui a melhor conversão para o programa da Iberia, além de que o cartão AAdvantage gera as milhas mais valiosas do mercado.

Caixa

A Caixa não possui cartões tão interessantes, mas permite as transferências com a maior bonificação: este ano foi de 159% no aniversário dela. Será que em janeiro de 2021 teremos 160%?

Banco Itaú

O Itaú possui o cartão de crédito do Pão de Açúcar, que gera 1,0 ponto por real (Platinum), ou seja, quase o triplo de um cartão que gera 2,0 pontos por dólar. Recomendo esse cartão!

Ja os cartões co-branded Itaucard Tudo Azul e Latam Pass têm benefícios nas companhias e, como todos do Itaú, permitem maior movimentação no iti.

Porto Seguro

O cartão Porto Seguro Visa Infinite (leia o review do Cláudio aqui) é o único que fornece o Priority Pass gratuitamente, cartão que te dá acesso a mais de 1.300 salas VIP no mundo.

Aliás, os cartões Visa Infinite, Mastercard Black ou Elo Nanquim permitem acesso ao LoungeKey (1.000 salas VIP), mas a isenção de taxa de visita depende de cada um.

Algumas Palavras

Em alguns desses cartões tenho isenção da anuidade e em outros consigo conforme volume de gastos.

E você, possui algum dos cartões acima para usar em suas compras do dia a dia? Ou algum outro que considera vantajoso? Compartilhe o que mais gosta no seu cartão e avalie se é o mais adequado ao seu perfil e objetivo.

Para Saber Mais

Para ler mais sobre a série clique nos tópicos abaixo:

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Clubes de pontos

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Compras de pontos

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Bônus de transferências de pontos

A evolução dos programas de milhas e pontos no Brasil – Aplicativos de pagamentos