Fim da Alitalia?

7
Fim da Alitalia?

Às vezes nós nos tornamos tão acostumados com certos problemas que nem nos preocupamos mais com eles e um desses casos é a Alitalia e sua saúde financeira. É como dizer que desde que o mundo é mundo, a Alitalia está com problemas de caixa.

Ineficiências operacionais, clientelismo e a concorrência agressiva das empresas de baixo custo em território italiano sempre foram apontadas como as causas dos problemas da cia italiana. A empresa já teve acordos com a Etihad, Air France – KLM e recentemente, antes da pandemia da covid-19, rumores indicavam interesse do Grupo Lufthansa e até mesmo da Delta Air Lines.

Obviamente, o caos criado pela covid-19 forçou uma mudança de planos por parte dos pretendentes e a conta caiu, mais uma vez, no colo do governo italiano – ou dos contribuintes! Entre simplesmente fechar as portas ou tentar resolver o imbróglio, o governo italiano preferiu a segunda opção.

Nova Empresa de Bandeira Italiana

Aparentemente as tentativas de recuperar a Alitalia não tiveram êxito e o governo italiano optou pela criação de uma nova empresa nacional que, por ora, está sendo chamada de Newco. Todavia, tudo indica que o nome da empresa será ITA.

A Ministra dos Transportes italiana Paola De Micheli, que assinou o decreto para a criação da Newco declarou:

Nasce uma nova empresa de bandeira na Itália que terá papel de liderança nos mercados europeu e internacional.

A nova empresa deverá ser lançada no começo de 2021 e já terá um desafio herculeo pela frente – a covid-19. Acredito que nos próximos meses saberemos o tamanho da herança e influência que a problemática Alitalia terá sobre a ITA. Porém, baseado no histórico das reestruturações da empresa, não será uma grande surpresa se no final das contas nada mudar!

Num momento onde se fala em mais consolidações no setor aéreo como única alternativa para sobreviver, lançar uma nova empresa aérea esperando que ela tenha liderança no mercado europeu e internacional será uma tarefa, no mínimo, desafiadora. Sorte à ITA.

HT: Simple Flying e FlightGlobal