Cancelamento de voo Finnair e o covid-19 – Um exemplo a ser seguido!

15
Finnair e o covid-19 - Um exemplo a ser seguido!

No meio do caos criado pela pandemia do covid-19, dos cancelamentos de voos em massa e do comportamento caótico de muitas empresas, a Finnair é um exemplo de como muitas empresas deveriam agir.

Veja abaixo como a empresa tratou o meu caso.

Minha reserva original

Em outubro do ano passado a Finnair ofereceu uma tarifa em classe executiva com valores a partir de €500 para viagens entre Bolonha e algumas cidades da Alemanha para Hong Kong. No fim nunca soubemos se foi um error fare ou uma promoção mesmo.

Bem, eu e alguns leitores do Pontos e Viagens acabamos tirando proveito de tal tarifa. A minha viagem seria no fim de junho e eu finalmente teria a chance de conhecer Hong Kong, que já está na minha lista de destinos há algum tempo.

Mas aí veio o “coronga”, o fechamento das fronteiras, o cancelamento de voos e a minha viagem foi para o espaço!

Hong Kong

Remarcando meu voo

Assim que a Finnair decidiu cancelar todos os seus voos, eu recebi um e-mai informando do impacto na minha viagem e que eu deveria aguardar até que minha reserva fosse efetivamente cancelada.

Na última sexta-feira eu recebi o tal e-mail de que meu voo havia sido cancelado. Hoje eu entrei com contato com a empresa e o atendimento não poderia ter sido melhor.

Assim que o agente localizou minha reserva no sistema, ele me ofereceu três opções:

  • Cancelar a viagem com estorno do pagamento
  • Cancelar a viagem e ficar com um voucher
  • Remarcar o meu voo (sem nenhuma diferença tarifária)

Como eu quero ir para Hong Kong, eu optei pela remarcação. Além de remarcar o voo, eu também consegui alterar a duração da viagem. Ao invés de 7 dias, agora a viagem durará 10 dias.

Como o voo de Bolonha está cancelado e sem previsão de volta, me ofereceram como opção Milão (que eu escolhi) ou Roma para iniciar a viagem.

Algumas Palavras

A atitude da Finnair, no meu caso, foi exemplar. Não tenho do que reclamar e gostaria que outras empresas seguissem o seu exemplo!

Dentre as empresas que eu tive que entrar em contato para cancelar ou alterar viagens, a Finnair o grupo de hotéis Hilton foram os melhores. Seguramente olharei para ambos como opção de viagem no futuro!

Para Saber Mais

Neste link você pode acessar o site da Finnar (em inglês).

Portal das Malas