Fronteiras fechadas na Itália e Espanha até 2021 – Quem vai pagar a conta?

11
Fronteiras fechadas na Itália e Espanha até 2021 - Mas quem vai pagar a conta?
Veneza

Fronteiras fechadas na Itália e Espanha para o turismo até 2021 podem se tornar uma realidade nas próximas semanas. Mas isso tem um preço, e alto.

Obviamente, tudo o que temos como certo no momento são incertezas. Porém, os governos italiano e espanhol estão considerando a hipótese de manter as fronteiras de seus países fechadas para o turismo até março de 2021.

Segundo dados, confirmados ou não, o fechando de fronteiras parece ser umas das formas mais eficazes de se controlar novas infecções do covid-19. Afinal de contas, estudos indicam que até 39% das infecções vêm de fora.

No entanto, esse controle tem um preço. Os ministros da saúde de ambos os países parecem estarem preparados para pagá-lo, mas será que os ministros da economia pensam da mesma forma?

Quem está preparado para pagar a conta?

Para muitos, cancelar as férias para a Itália ou Espanha é apenas uma questão de fazer alguns telefonemas. Obviamente, para os leitores brasileiros isso gerará alguns vouchers e até um ano para ver a cor do dinheiro.

Agora, será que a economia desses países resistiria a tal imposição? Em especial, a Espanha é hoje o segundo país mais visitado do mundo, atrás apenas da França. Em 2019 os 83.7 milhões de turistas deixaram no país o equivalente a 12% do seu PIB. Será que o governo espanhol consegue cobrir essa diferença?

Na Itália os números não são muito diferentes. Os quase 63 milhões de turistas deixaram nos cofres do país o equivalente a 13% do seu PIB. Novamente, temos a mesma pergunta – será que o governo italiano consegue pagar a conta?

O dilema

A questão é exatamente a mesma que temos visto em tantos outros países – como conciliar a reabertura da economia com o controle das infecções do covid-19. Isso se torna particularmente crucial nesses dois países dada a relevância do turismo para as suas economias.

Infelizmente, até o momento ninguém tem uma resposta para essa pergunta e acho pouco provável que a tenham num curto espaço de tempo.

Algumas Palavras

Se você ainda tem férias programadas para a Itália ou Espanha para esse ano, talvez você deva começar a considerar a hipótese de ter que cancelá-las ou remarcá-las para 2021.

O que temos até o momento são incertezas. Mas talvez fronteiras fechadas na Itália e Espanha se tornem uma realidade nesses dois países que estão, ao mesmo tempo, entre os preferidos por muitos quando o assunto é turismo e também os mais atingidos pelo covid-19 na Europa. .

HT: God Save the Points