GCMap: comandos e como utilizar a ferramenta a favor do planejamento de viagens

13

Para quem não está familiarizado com a ferramenta GCMap, ela foi criada em 1996 com intuito de fornecer a rota mais curta entre dois aeroportos pelo globo, computando a distância percorrida entre eles. A ferramenta conta com um banco de dados de mais de 40.000 pontos, englobando praticamente todos os aeroportos do mundo. Aliás, é lá que eu pesquiso o IATA de aeroportos (código de 3 dígitos) que não conheço para descobrir onde estão localizados.

Neste tutorial, pretendo informar e ensinar como aproveitar ao máximo a ferramenta para planejar suas viagens, mas antes, um pouco de geografia!
O nome do site, Great Circle Mapper, vem justamente da definição de grande círculo (ou círculo máximo), segundo o Wikipedia:

Círculo máximo (ou grande círculo) é o círculo traçado sobre a superfície de uma esfera com o mesmo perímetro de sua circunferência, dividindo-a em dois hemisférios iguais.
O círculo máximo é o círculo de maior diâmetro, e por isso de maior perímetro, que pode ser traçado sobre a superfície de uma esfera.

Círculo Máximo - Fonte: O Aspirante Aviador
Círculo Máximo – Fonte: O Aspirante Aviador

Ainda do Wikipedia, temos:

Na geografia antiga, tanto os mapas celestes como os terrestres eram desenhados, em pequenas dimensões, com rosas dos ventos no lugar dos meridianos […] Foi a partir da projeção Mercador e René Descartes que os mapas passaram a ser representados num plano em vez de um globo ou semi-esfera.

Esse modo de representação do mundo esférico numa terra plana veio a introduzir diversas deformações nas rosas dos ventos, segundo a latitude, impossibilitando prolongar seus raios sobre a seção dos círculos máximos.

Ou seja, se nós temos dois pontos na superfície de uma esfera, sempre será possível cortá-la com um plano de forma a resultar em um Grande Círculo. Mas o que isso significa? Todas as vezes que cortamos uma esfera com um plano, dividindo-a em dois hemisférios iguais, a ligação entre dois pontos no perímetro deste grande círculo será a menor possível. Essa ligação entre os dois pontos, de menor distância, chama-se Ortodromia.

Com a representação de mapas em planos, há distorção da real distância entre dois pontos e, devido a isso, não é algo simples calcular a distância entre eles no globo (com um escalímetro, por exemplo). Veja o exemplo abaixo, tracei uma linha entre Bogotá e Sidney. Com outra linha do mesmo tamanho da primeira, tentei ligar São Paulo a Sidney, sem sucesso. Qual cidade latina você acha que está mais distante da cidade australiana?
mapa-plano-distancias-distorcidasA cidade mais distante de Sidney é Bogotá, e não São Paulo. Veja só:

Distância de Bogota e São Paulo até Sidney
Distância de Bogota e São Paulo até Sidney

Esclarecido isso, podemos iniciar nosso tutorial do GCMap!

Nesta ferramenta, todos os comandos são digitados diretamente na caixa de pesquisa listada no topo do site.

Campo de comandos GCMap
Campo de comandos GCMap

Se você quiser buscar um aeroporto específico, basta digitar o IATA deste (sequência de três letras). Por exemplo, GIG para Rio de Janeiro Galeão ou FOR para Fortaleza.
Para verificar a distância entre dois pontos no globo basta digitar o código de cada aeroporto separando-os por hífen. Por exemplo, se eu quiser saber a distância entre São Paulo e Recife com escala no Rio de Janeiro, digito apenas GRU-GIG-REC. Se quiser saber a distância de São Paulo a Fortaleza, digito GRU-FOR. Para colocar tudo no mesmo mapa, basta separar as rotas com ponto e vírgula.

GCMap - São Paulo-Rio de Janeiro-Recife e São Paulo-Fortaleza
GCMap – São Paulo-Rio de Janeiro-Recife e São Paulo-Fortaleza

Logo abaixo do mapa será listada a distância entre os pontos pesquisados:

Distâncias apresentadas no GCMap
Distâncias apresentadas no GCMap

Essa é a distância que você utilizará para calcular quantas milhas acumulará nos programas de fidelidade das companhias aéreas ao voar estes trechos.
Se preferir, você poderá utilizar barras para determinar um aeroporto de origem com vários destinos. Por exemplo, se você quiser listar São Paulo a Recife e a Fortaleza, não precisa fazer GRU-REC;GRU-FOR, pode fazer simplesmente GRU-FOR/REC.
Se sua rota é muito complexa, você pode utilizar o comando “color” para melhorar a visibilidade.

Modificando cores no GCMap
Modificando cores no GCMap

Logo abaixo do mapa, você pode visualizar também uma caixa intitulada Map Controls. Se você não se lembra dos comandos a utilizar na caixa de pesquisa, poderá realizar todas as modificações através deste menu rápido (basta clicar em Draw Map quando finalizar).

GCMap - Map controls
GCMap – Map controls

Outro comando bastante útil, principalmente para quem possui Avios, é a opção de pesquisar todos os pontos equidistantes de um aeroporto. Este comando é definido assim: DISTANCIAmi@AEROPORTO. Por exemplo, se quisermos verificar todos os pontos a 300 milhas de Guarulhos, fazemos 300mi@GRU (pode ser Km também).
Se quisermos inserir outros aeroportos para verificar a abrangência desta distância, basta preenchê-los no campo Map Controls.

Pontos equidistantes 300 milhas de Guarulhos
Pontos equidistantes 300 milhas de Guarulhos

Mas porque isso é interessante? O programa Executive Club da British Airways, por exemplo, aumenta o valor cobrado nos bilhetes prêmio baseado na distância voada e, muitas vezes, você conseguirá verificar como maximizar a utilização de seus Avios com este comando. Vamos verificar algumas distâncias com saídas de Recife.

Pontos equidistantes de Recife
Pontos equidistantes de Recife

Entre 3.000 e 4.000 milhas, o programa da British cobra 20.000 Avios o trecho. Na imagem anterior, esta faixa está representada pelo quinto segmento, onde Miami está incluída (voo operado pela Latam). Na verdade, a capital pernambucana fica a cerca de 3.850 milhas de Miami, ou seja, quase no limite para a faixa de cobrança imediatamente superior a 4.000 milhas voadas, que é de 25.000 Avios.

Por fim, um último comando bastante útil é o cálculo do tempo de voo com saídas de determinado aeroporto. Suponha que você tenha poucos dias livres para aproveitar e não tem destino definido ainda. Como seu prazo é curto, você não quer ficar muito tempo em um avião e, uma forma de iniciar seu planejamento de viagem seria utilizar o comando TEMPOmin@AEROPORTO. Por exemplo, se você não quer passar mais que 6h em um avião, utilize o comando 360min@GRU para ver até onde voos com esta duração te levariam.

Distância para voos com duração de até 6 horas a partir de São Paulo
Distância para voos com duração de até 6 horas a partir de São Paulo

Com essa imagem, você pode iniciar a pesquisa por rotas que atendam seu pré-requisito de tempo de voo limitadas a determinados países e regiões.

Existem outros comandos avançados que não interessam tanto ao se preparar para uma viagem, mas que são interessantes. Frequentemente o fundador do site publica curiosidades na sessão de mapas destaques. Dos últimos que vi, posso citar as rotas alternativas que a Qatar realizou quando o Catar ficou isolado pelos seus vizinhos (link) ou o mapa com as 21 rotas mais longas do mundo (link).

Em resumo, com poucos comandos é possível realizar análises interessantíssimas que podem ser “uma mão na roda” para planejar sua próxima viagem.