GOL e American anunciam esperada parceria

4

A GOL e a American Airlines anunciaram hoje, 4 de fevereiro, a tão esperada parceria entre as empresas. O acordo de codeshare abrange 20 destinos na América do Sul, incluindo Assunção, no Paraguai, Curitiba e Foz do Iguaçu. Além disso, a American vai adicionar mais 6 voos domésticos com destino a Miami, além de oferecer mais um voo para a cidade a partir do Rio de Janeiro no B787-8 no próximo inverno do hemisfério norte.

Os Codehsares American e GOL nos EUA

As cidades americanas que terão mais voos para Miami para atender os clientes da América do Sul são:

  • Nashville
  • Boston
  • Houston
  • Orlando
  • Raleigh-Durham
  • Tampa
Frequências Adicionais American
Frequências Adicionais American

No comunicado da American Airlines, que você pode ler aqui, nada foi falado sobre a reciprocidade entre os programas de milhas, apenas que haverá acúmulo de milhas.

Algumas Palavras

A nova parceria entre a GOL e a American já era esperada. O que não ficou esclarecido foi como ela afetará os respectivos programas de milhas, Smiles e AAdvantage. Minha opinião pessoal é que será possível acumular milhas e mudar de categoria no Smiles, já que o programa não pertence a nenhuma aliança, preferindo acordos bilaterais.

Já em relação ao AAdvantage, só consigo enxergar o acúmulo de milhas – milhas resgatáveis, sem qualquer impacto na mudança de categoria, ou seja nas milhas qualificáveis. Geralmente a empresa se comporta assim com suas demais parceiras fora da Oneworld.

Para nós, o ideal mesmo é que a GOL fosse para a Oneworld e que esse enorme mercado de passageiros pudesse ter uma empresa aérea brasileira pertencente a uma grande aliança.