Google Flights / Trips e hotéis – A melhor forma de planejar sua viagem?

6

[Essa semana o Google publicou um artigo bastante interessante demonstrando o potencial das novas funcionalidades de suas ferramentas Google Flighs, Google Trips e pesquisa de hotéis diretamente no buscador.
Para quem não tem costume de utilizar o Google Flights para pesquisar voos, informo que a ferramenta, que já era excepcional, está ficando mais completa a cada dia que passa.
As novidades estão relacionadas ao desenvolvimento de um algoritmo quanto à previsibilidade dos preços de bilhetes. Desta forma, o Google conseguirá informar quando o valor de passagem está mais elevado que o comum ou se a tendência futura é de baixa ou alta dos valores cobrados.

Tendência de preços Google Flights
Tendência de preços Google Flights

Agora, ao pesquisar hotéis no Google, você poderá criar alertas de preços, assim como já é possível fazer com bilhetes aéreos. Além disso, o site passará a informar motivos que possam aumentar o preço das diárias ou esgotar a disponibilidade rapidamente como um congresso que possa estar acontecendo na cidade ou um feriado.
Dicas de disponibilidade de hotéis do Google
Dicas de disponibilidade de hotéis do Google

Ferramenta de monitoramento de preços de hotéis do Google
Ferramenta de monitoramento de preços de hotéis do Google

As funcionalidades ainda parecem estar limitadas às buscas relacionadas aos Estados Unidos, exceto pelo alerta de preços de hotéis. De qualquer maneira, em breve deve estar disponível também para nós, brasileiros.
Para quem não conhecia a ferramenta de pesquisa de voos, vejam só o que acontece quando eu pesquiso voos de São Paulo para Madri na nova plataforma (beta):
Dicas de voos com Google Flights
Dicas de voos com Google Flights

Veja que o sistema informa datas alternativas em que os valores do bilhete são menores. Além disso, é possível verificar gráficos de preços e adicionar mais aeroportos à sua busca.
Na aba Dicas, você consegue verificar um guia de viagens completo sobre a cidade de destino, clique aqui para ver o exemplo de Madri.
Sem sombra de dúvidas o Google com suas ferramentas de viagem está muito à frente de qualquer agência online ou comparador de preços da atualidade. Apesar de não recomendar a nenhum leitor que restrinja-se à apenas uma ferramenta, o Google Flights é um excelente ponto de partida para iniciar o planejamento de uma viagem.
Alguém utiliza os aplicativos do Google para planejar suas viagens? O que acham das ferramentas?