Hurb sofre vazamento de dados de 20 milhões de clientes

11
Vazamento de dados HURB
Vazamento de dados HURB

O Hotel Urbano, também conhecido como HURB, sofreu um baita revés essa semana. Os dados de 20 milhões de clientes foram disponibilizados na dark web. Segundo o HURB, o vazamento ocorreu devido a falhas em uma das empresas parceiras, de acordo com o site Olhar Digital.

Segundo a reportagem, a falha ocorreu em março de 2019 e somente agora foi detectada. O vazamento envolve nomes, senhas, endereços de IP, telefones, datas de nascimento e emails.

Abaixo, o comunicado do HURB:

A proteção dos dados dos nossos clientes é uma das principais prioridades do Hurb e é nosso compromisso adotar todas as medidas que permitam proporcionar uma experiência única, segura e transparente para nossos clientes.

Infelizmente, tivemos conhecimento que um dos nossos parceiros internacionais com quem trabalhamos sofreu um ataque cibernético, e por isso, alguns dados pessoais de usuários Hurb cadastrados até fevereiro de 2019 foram expostos indevidamente. É importante ressaltar que os sistemas do Hurb não foram comprometidos.

Desde que tomamos ciência do ocorrido, estamos trabalhando incansavelmente para apurar exatamente qual é a extensão deste incidente. Todos os clientes impactados foram notificados sobre o referido incidente, bem como orientados a tomar medidas preventivas a fim de aumentar a privacidade e segurança de seus dados.

Ademais, o Hurb disponibilizou aos seus clientes, além do atendimento via telefone ou chat 24 horas por dia, um canal exclusivo para questões relacionadas ao ocorrido através do e-mail dados@hurb.com.

Por fim, ressaltamos que transparência é um dos nossos principais valores e reforçamos nosso compromisso em apurar todos os fatos e de sempre fazermos de tudo para proteger a segurança e privacidade dos nossos clientes. Seguimos com o nosso propósito de colocar pessoas em primeiro lugar.

O Hurb na Pandemia

O Hurb se notabilizou nessa pandemia por oferecer pacotes com preços que beiram o inacreditável: R$ 999,00 para Orlando, incluindo passagem aérea e hotel. Esse valor, com o dólar a R$ 5,00, significa que com USD 200 é possível dar um rolê na terra do Mickey. Algumas pessoas maldosas afirmam que o passeio será na terra do Pateta …

Nós aqui no Pontos e Viagens esperamos que o Hurb honre todos os pacotes vendidos, como é a tradição da empresa.

Algumas Palavras

Apesar de não haver nenhuma menção ao vazamento de dados de CPF e cartões de crédito, recomendamos a todos que têm cadastro na empresa a alterarem imediatamente a senha dos cartões cadastrados lá. Se possível, seria interessante pedir um cartão substituto com numeração diferente.

É uma dor de cabeça enorme, tipo enxaqueca, ter os dados apropriados por terceiros de má-fé.

Alguém foi afetado? A empresa enviou email com explicações? Comentem para que outros possam ter uma ideia do que está acontecendo.

Para ler o artigo no Olhar Digital, clique aqui.