Conheça o IATA Travel Pass – A possível solução para os viajantes em tempos de covid-19?

2
Conheça o IATA Travel Pass - A possível solução para os viajantes em tempos de covid-19?

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) apresentou as principais características do IATA Travel Pass, um aplicativo móvel ainda a ser lançado para ajudar os viajantes a gerenciar suas viagens com facilidade e segurança, seguindo as exigências dos governos para testes da COVID-19 ou informações sobre vacinas.

Introdução

“O teste é a solução imediata para reabrir as fronteiras e restabelecer com segurança a conexão entre as pessoas. E, por fim, isso provavelmente fará a transição para os requisitos de vacinação.

 

Nos dois casos, é essencial ter um sistema seguro para gerenciar as informações sobre o teste ou vacina da COVID-19. O IATA Travel Pass é uma solução em que viajantes e governos podem confiar. E está sendo construído considerando a segurança de dados, conveniência e verificação de informações como principais prioridades”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Principais Características

As características principais que o novo aplicativo terá são:

Controle das Informações

Os viajantes poderão controlar as suas informações pessoais, garantindo alto nível de segurança e privacidade de dados. O IATA Travel Pass armazenará dados criptografados, incluindo resultados de testes e vacinação, no dispositivo móvel do viajante. Sendo assim, o viajante controlará quais informações deseja compartilhar com companhias aéreas e autoridades usando seu telefone.

Nenhum banco de dados ou repositório de dados central armazenará essas informações. Ao manter os viajantes 100% no controle de suas informações, são garantidos os mais altos padrões de privacidade de dados. O IATA Travel Pass também usará os mais altos padrões de leis de proteção de dados, incluindo o GDPR (General Data Protection Regulation) da União Europeia.O IATA Travel Pass deve ser lançado no início do primeiro trimestre de 2021 para dispositivos Android e iPhone.

Verificação de Identidade

O IATA Travel Pass será usado para verificar a identidade do usuário. Ele também servirá para criar uma representação digital do passaporte do usuário e assim permitir que as informações sejam enviadas eletronicamente com segurança, de forma vinculada à sua identidade verificada, tudo com base nos padrões globais desenvolvidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O aplicativo também permitirá a verificação de resultados de testes ou informações de vacinas. Por exemplo, atualmente a principal vacina exigida para a entrada em alguns países é contra a febre amarela e a Organização Mundial da Saúde (OMS) está desenvolvendo padrões digitais para aumentar a segurança e reduzir drasticamente as fraudes que envolvem esses certificados de vacina. Quando estiver pronto, o IATA Travel Pass poderá atender a esses novos padrões globais.

Enquanto a vacina contra a COVID-19 não está amplamente disponível para o público em geral, a prioridade é o teste da COVID-19. Os laboratórios seguem padrões de segurança bem estabelecidos para gerenciar e verificar os resultados dos testes. A IATA está fazendo parcerias com laboratórios selecionados e consolidados para vincular com segurança seus resultados de teste com a identidade verificada do portador do IATA Travel Pass.

Conveniência e Biossegurança

As recomendações para biossegurança de um grupo de estudo da OACI incluem o uso de processos de viagem sem contato para reduzir o risco de transmissão de vírus quando os documentos precisam ser verificados durante as viagens.

O IATA Travel Pass utilizará todos os princípios que estão sendo recomendados pelos grupos de estudo da OACI. Com isso, mesmo que a necessidade de verificar informações sobre a COVID-19 eventualmente desapareça quando superarmos a pandemia, o IATA Travel Pass permanecerá como um passo ousado na implementação de viagens sem contato.

Solução Interoperável

A IATA está desenvolvendo o IATA Travel Pass em quatro módulos independentes que podem interagir entre si. Esses módulos tratam de:

  • Registros para requisitos regulatórios de entrada nos países e laboratórios/centros de teste
  • Emissão de certificados de verificação
  • Identidade digital
  • Recursos para passageiros para compartilhamento de resultados de testes durante a viagem usando seus dispositivos móveis

“Estamos desenvolvendo o IATA Travel Pass com um objetivo: ajudar a reconectar nosso mundo com segurança. A IATA trouxe avanços para os padrões globais, como passagens eletrônicas e cartões de embarque no celular para consumidores em todas as regiões do mundo. Esta capacidade única mostra que podemos trabalhar com o setor e os governos para reformular os processos de viagens com base em padrões globais.

 

Estamos confiantes de que podemos oferecer uma solução completa com o IATA Travel Pass. Além disso, outras soluções com o mesmo objetivo de reabertura do setor também podem se beneficiar do IATA Travel Pass. Queremos que as companhias aéreas tenham um mercado competitivo com a mais ampla variedade de opções que atendam às suas necessidades específicas”, disse Nick Careen, vice-presidente sênior da IATA para aeroportos, passageiros, carga e segurança.

Algumas Palavras

A IATA está por trás de grandes mudanças na indústria de viagens aéreas. Uma das mais visíveis, por exemplo, foi a introdução dos e-tickets. Espero que o aplicativo da IATA tenha o mesmo êxito e facilite nossas viagens num mundo pos covid-19.

A única pergunta que deixo é – Será que realmente estará disponível no primeiro trimestre de 2021?