Há muitos anos não voava na classe executiva da Iberia. Para vocês terem uma ideia, a última vez que voei, ainda tinha a cabine antiga. Então, estava bastante curiosa para experimentar a empresa de novo.
O VOO
O voo partiu pontualmente do aeroporto Tom Jobim às 19:20 e chegou em Madri cerca de 10 horas depois. A viagem foi tranquilíssima, sem aquela característica turbulência sobre o Atlântico na altura da linha do Equador.
A CABINE
A Iberia tem 5 fileiras na classe executiva, na configuração 1-2-1. Todos os assentos têm acesso ao corredor.
Os assentos do meio podem ter os consoles centrais – o que dá mais privacidade, ou os consoles podem estar na parte externa do assento, o que é ideal para pessoas que viajam juntas.






Os assentos da janela são alternados: um tem mais privacidade, pois o console fica no corredor, e outro, menos privacidade, pois o console fica ao lado da janela.




Aproveitei para dar uma olhada na econômica e fiquei muito surpresa com os assentos – vejam como eles são estreitos! Misericórdia!


OS ASSENTOS
Os assentos são confortáveis, com bom espaço para as pernas. O descanso para os pés é bom, pois não limita os movimentos. A tela de entretenimento tem um bom tamanho, é touch screen e tem boa velocidade de resposta ao toque. A seleção de filmes estava muito boa!




O console lateral é bem largo e conta com uma luz individual de leitura.


No console, há um espaço para guardar pequenos pertences – o suficiente para colocar o celular, cabos, amenity kit e um tablet.


Na lateral, há dois controles: um do IFE e outro do próprio assento.




Também há uma tomada elétrica e uma porta USB à disposição do passageiro.


A mesa de refeições também é de fácil manuseio e tem um bom tamanho.






O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO


O amenity kit da Iberia é bem razoável.




Os produtos são L’Occitane – hidratante, creme labial, creme para as mãos e uma toalhinha para o rosto. Além dos tradicionais meia, protetor de olhos e de ouvidos, escova e pasta de dente, também há um saco para colocar sapatos, além de um pente.


Os fones de ouvido, por outro lado, são bem básicos, mas são suficientes.


O edredon também não é excepcional, mas plenamente suficiente para o voo.




A Iberia disponibiliza um voucher de wifi para os passageiros da executiva. Ele dá direito a no máximo 30 mins de uso com 50MB de dados. Eu testei e acho que deu bem menos de 50MB. A velocidade era decente, mas a experiência durou menos de 15 minutos. Minha média de uso diário fica entre 50-70MB …


O SERVIÇO DE BORDO
Aqui é que foi o calcanhar de Aquiles do voo. Tinham três comissários atendendo a executiva: um rapaz e duas moças. O rapaz só veio perguntar sobre o jantar. O resto do serviço foi feito por duas comissárias que atenderam todos os passageiros da cabine.
Elas serviram todo o corredor da direita e depois começaram pela última fileira do corredor da direita. Isso fez com que o passageiro do assento 1A fosse o último a ser servido.


Agora, verdade seja dita: elas trabalharam muito e deram conta do recado. Não é culpa delas se o CEO da empresa, o Sr Alex Cruz, decidiu arrasar com a Iberia e a British, não é mesmo?
Inicialmente, ainda em terra, serviram cava e ofereram jornais e revistas.


Pouco depois da decolagem, o rapaz passou para perguntar sobre o jantar. Aí veio uma surpresa: não foi disponibilizado o menu. A escolha foi tipo chicken or pasta, porque era impossível saber o acompanhamento dos pratos. Tampouco foi possível saber quais vinhos estavam sendo oferecidos, além do tinto ou branco. Não vamos nos esquecer que essa passagem não sai por menos de R$ 9.000,00 …
Algum tempo depois, as comissárias passaram primeiro com as toalhinhas quentes.


Em seguida, serviram o jantar. Pelo menos, a entrada foi servida primeiro.


A salada estava sem inspiração, mas os camarões estavam decentes.




Também foi servido um consommé de carne que não estava de todo ruim, mas tinha um aspecto de chá.


Na mesma bandeja, aproveitaram para deixar os queijos e frutas do final da refeição.


Depois chegou meu frango – que descobri, era recheado com espinafre e acompanhado de batatas assadas e tomate cereja. Estava bem saboroso.




O café da manhã foi a mesma coisa – sem menu, e um prato único servido para todos os passageiros. As torradas eram de baixa qualidade – tipo de pacote de supermercado.


A omelete estava decente.


CONCLUSÃO
O voo não foi de todo mal. O assento é bom e a seleção de filmes também. O amenity kit deu conta do recado. Quanto à comida, o jantar estava bom, e o café da manhã foi médio.
Entretanto, é inaceitável não ter menu nem carta de vinho na executiva. Além disso, ter duas comissárias para atender uma cabine cheia é um absurdo tanto para elas como para os passageiros.
Mas, ainda assim, acho que, dentre as companhias Oneworld, vale mais a pena usar a Iberia do que a LATAM ou a British para ir para a Europa.