Iberia Plus diz que negativará contas com transferências de Avios para o BAEC! A novela continua…

20

[Nesse final de semana foi publicado um artigo no The Mail on Sunday informando que o Iberia Plus permitiria a transferência dos 90 mil Avios bônus (de sua mega promoção) para o British Airways Executive Club.
O leitor Albino entrou em contato com a Iberia e obteve uma resposta preocupante em relação ao saldo de Avios de sua conta Iberia Plus após a conclusão da transferência:

Iberia Plus informa que contas que transferirem Avios para BAEC serão negativadas
Iberia Plus informa que contas que transferirem Avios para BAEC serão negativadas

Iberia Plus informa que contas que transferirem Avios para BAEC serão negativadas
Iberia Plus informa que contas que transferirem Avios para BAEC serão negativadas

Ou seja, eles continuam tratando “transferência” diferente de “resgate”. Desta maneira, não resgatando os Avios no próprio Iberia Plus, faria com que em 1º de dezembro, os 90 mil Avios bônus fossem retirados de sua conta. Como você terá transferido todo o saldo para o BAEC, sua conta restará com um saldo negativo de -90 mil Avios.
A princípio, pensei que seria um desencontro de informações entre o call center da Iberia Brasil e a Espanhola, porém há algumas horas atrás o site The Points Guy publicou um artigo informando que o Iberia Plus confirmou que negativará contas que transferirem pontos para o BAEC.
Desta forma, quem ainda não transferiu, deve ponderar se realmente irá arriscar, pois essa novela parece estar longe do seu capítulo final.
Para quem já transferiu, não se sabe ainda se devolver os Avios do BAEC para o Iberia Plus reverteria a situação. Uma maneira teórica para escapar, discutida no fórum Flyertalk, seria transferir todo o seu saldo do Iberia Plus para o BAEC e, em seguida, solicitar o cancelamento de sua conta Iberia Plus. Pelos termos e condições do site, você tem permissão para fazer esse tipo de solicitação. Assim, não haverá tentativa de negativar sua conta em 1º de dezembro, já que ela não mais existirá.
Caso você opte por fazer o cancelamento da conta Iberia Plus, altere o máximo de informações pessoais possivéis a fim de facilitar a criação de um novo cadastro após o dia 1º de dezembro e, assim, evitar o cruzamento de dados pela companhia.
Quem diria, não? É realmente vergonhoso a atitude da Iberia frente as decisões tomadas. Fora a questão da transferência, existem clientes que não receberam seus Avios até hoje, uma falta de respeito!! Uma coisa seria publicar a promoção de forma equivocada e não honrar, mas não, a Iberia confirmou oficialmente para diversos veículos de mídia que a promoção era válida. Não sou advogado, mas criar regras posteriormente ao período da promoção não poderia ser classificado como propaganda enganosa?