Irlanda passa a exigir quarentena obrigatória para Brasileiros e encerra viagens sem visto

3
quarentena obrigatória

O Primeiro Ministro da Irlanda, Micheál Martin, disse hoje que o governo pretende aumentar a lista de países onde a quarentena obrigatória em hotéis será aplicada. A lista passará a exigir quarentena obrigatória do Brasil e da África do Sul.

Conforme noticiado pelo Jornal RTÉ News, a nova medida entra em ação a partir da meia-noite de hoje e é em resposta às novas variantes mais transmissíveis do Covid-19.

A Ministra da Justiça, Helen McEntee, já assinou um regulamento que encerrará as viagens sem visto para a Irlanda provenientes de 12 países. Os países sul-americanos que perderam a isenção de visto incluem Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

O Primeiro Ministro também disse que a lista de isenções para trabalhadores essenciais será revisada para reduzir o nível de viagens ao exterior. Além disso, ele informou que está aumentando os postos de controle em portos e aeroportos e, uma legislação sobre a quarentena obrigatória está sendo elaborada.

Funcionários do governo estão analisando as categorias de pessoas isentas de restrições. No entanto, um porta-voz disse que o foco é garantir que a lista de isenções seja o “mínimo necessário” e “não esteja sujeito a abusos”.

Já para a União Europeia, o governo irlandês não tem planos no momento de aplicar a quarentena obrigatória a viajantes de outros estados membros da UE. Tal pronunciamento ocorreu depois que a Inglaterra considerou Portugal como um país de “alto risco” para as novas variantes da Covid-19.

De acordo com o Primeiro Ministro irlandês, as novas medidas que foram implementadas hoje, só serão revisadas no dia 5 de março de 2021.

Sobre a quarentena em hotéis ainda não há nada definido, mas serão divulgadas mais informações nas próximas semanas. Ele disse que o governo poderá usar o Hotel Citywest para a quarentena obrigatória, mas planeja montar um hotel perto do aeroporto de Dublin com um pessoal treinado especificamente para lidar com a situação.

Para saber mais sobre as restrições de outros países que estão sendo imposta aos brasileiros, clique aqui.