ITA Matrix deixou de oferecer uma de suas melhores funcionalidades

0

[No início desse mês o ITA Matrix realizou uma alteração numa função bastante utilizada por diversos usuários.
Não é mais possível buscar passagens inserindo no ponto de origem aeroportos de diversos países. Por exemplo, ao sair da América do Sul, comumente eu colocava a cidade de origem como SAO, RIO, BUE, LIM e BOG. Desta forma, ficava mais fácil descobrir tarifas mais em conta saindo daqui. Para bilhetes com saídas da Europa, era ainda mais útil, já que você pode viajar de um país para outro com facilidade através de carro ou trem. Assim, era possível encontrar tarifas menores partindo de aeroportos que estivessem posicionados em países vizinhos. Agora, ao fazer este tipo de busca, nos deparamos com a seguinte mensagem:

ITA Matrix não permite mais origem em diversos países
ITA Matrix não permite mais origem em diversos países

A consequência disso é que as pesquisas para descoberta de oportunidades ficarão mais lentas, uma vez que teremos que pesquisar aeroportos de países diferentes de forma isolada.
Eu gostaria de saber quais motivos levaram o Google a cancelar essa função. A única lógica que me vem à cabeça é que devido às companhias publicarem variadas bases tarifárias a depender do país de origem, os resultados retornados seriam muito superficiais, uma vez que o sistema perde muito tempo buscando as bases tarifárias. Desta forma, sobra-se pouco tempo para buscar a disponibilidade, já que o período máximo de busca do ITA Matrix é de 1 minuto por requisição.
O que você, que utiliza a ferramenta, achou disso? A modificação vai te afetar muito ou não?